A Revolução Chinesa foi destaque na Semana Vermelho

As comemorações dos 70 anos da Revolução Chinesa mereceram um destaque especial no Portal Vermelho ao longo da última semana. Vários artigos especiais foram publicados, analisando a exitosa experiência do socialismo com características chinesas. Também merecem destaque o alto desemprego a queda da produção industrial no Brasil, a votação da reforma da previdência no Senado e o indiciamento do ministro do Turismo.  Leia abaixo os destaques:

70 anos da Revolução Chinesa – O Portal Vermelho, em parceria com o site i21, públicou uma série de artigos e documentos sobre este passo decisivo que abriu nova etapa na história da humanidade e na luta pelo socialismo. 

Presidente da China propõe criar uma nova grandeza histórica

Os 70 anos da Revolução que fez uma China pobre e rural virar potência

China: Quando o socialismo fabrica o mercado

PCdoB: Com a Revolução Chinesa humanidade deu gigantesco salto adiante

Haroldo Lima: Viva os 70 anos da China socialista

China considera 70 anos de fundação como novo ponto de partida

A Longa Marcha, símbolo da Revolução Chinesa

China: 70 anos de avanços sem dogmas preservando uma cultura milenar

O vigoroso socialismo chinês

1949-2019: 70 anos de uma nova etapa da civilização chinesa

70 anos da Revolução Chinesa mostram que a história não acabou

China, a ressignificação do socialismo e novas abordagens marxistas

A nova rota da seda e a atual encruzilhada histórica

China e o futebol como metáfora da geopolítica em transformação

A questão nacional na revolução chinesa

Lula, cidadão honorário de Paris – Foi uma homenagem à luta contra a miséria, a fome e à luta pela democracia, ameaçada no Brasil, disse a prefeita socialista de Paris, Anne Hidalgo. Ele “se destacou por uma política proativa de combate às discriminações raciais, especialmente marcadas no Brasil”. A condecoração é considerada um símbolo forte para a democracia. A Câmara de Paris diz que, através da figura de Lula, homenageia aos defensores da democracia no Brasil, que "são atacados” 

O enorme desemprego e subemprego no Brasil – Quase 28 milhões de brasileiros estão sem trabalho – A taxa de desemprego atinge 12,6 milhões de trabalhadores diz nesta sexta-feira (27) o IBGE; o número de subutilizados passou de 28,5 milhões para 27,8 milhões 

Tecnologia e ameaça de desemprego – Máquinas podem tirar 52 milhões de empregos no Brasil em até 20 anos – Mais da metade dos empregos formais e informais no Brasil (58,1%) – podem ser substituídas por máquinas nos próximos dez a 20 anos, diz um estudo da consultoria IDados; o número refere-se aos empregos de “risco alto” (maior do que 70%) de serem exercidos de forma automatizada nas próximas décadas  

Indústria cai 15% desde o golpe no Brasil – Com recessão, golpe e Bolsonaro, indústria despenca 15% em 5 anos e o Brasil corre o sério risco de deixar de estar entre os dez maiores países. industriais do mundo 

Procuradores admitem derrota no caso do triplex atribuido a Lula – Procuradores admitem derrota e já aceitam novo julgamento para Lula – no caso do triplex do Guarujá. 

Como a direita trapaceou contra a democracia –Documentário expõe o esquema que fraudou a democracia brasileira O documentário francês, “Driblando a Democracia”, dirigido por Thomas Huchon, descreve com detalhes a trama que envolve as fake news do fascismo – envolve as fake news e o uso de dados de milhões de pessoas pela misteriosa Cambridge Analytica, para fraudar eleições.

Bolsonaro segura ministro do laranjal do PSL – Bolsonaro mantém ministro indiciado pela PF no escândalo do laranjal – parlamentares da oposição protestam contra proteção ao ministro do Turismo, acusado do uso de recursos ilícitos na eleição de 2018.

Caixa Econômica Federal pode ser privatizada – Presidente da Caixa admite venda do banco – Em audiência na Comissão Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), nesta terça-feira (1º), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, falou sobre o processo de reestruturação da CEF e da privatização de áreas rentáveis e estratégicas da estatal.

Oposição derrota governo nas regras do abono salarial -Governo é derrotado e abono salarial fica nas regras da aposentadoria – A oposição no Senado conseguiu uma vitória parcial ao derrotar o governo na votação da reforma da Previdência derrubando o artigo que criava regras mais rígidas para recebimento do abono salarial. Foi mantido o critério atual: pode receber o benefício quem recebe até dois salários mínimos, cerca de R$ 2 mil.