Quase 28 milhões de brasileiros estão sem trabalho

A taxa de desemprego atinge 12,6 milhões de trabalhadores e trabalhadoras, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). A pesquisa mostra também que número de subutilizados passou de 28,5 milhões para 27,8 milhões (-0,7 pontos percentuais).

Fila de desemprego Sao Paulo - Foto: Guilherme Balza

No grupo subutilizados, o IBGE soma os desempregados, os subocupados – pessoas que precisam e querem trabalhar mais horas, mas não conseguem colocação –, e a força de trabalho potencial – aqueles que na semana da pesquisa não estavam procurando emprego porque não têm dinheiro para passagem ou porque não estão conseguindo.

Outros 4,7 milhões continuam desalentados – cansaram de procurar emprego e não encontrar. Em relação ao período anterior, houve uma queda de 3,9%. Comparado com o mesmo período de 2018, o índice se manteve estável.

O número de subocupados por insuficiência de horas trabalhadas (7,2 milhões) ficou estavel em relação ao trimestre anterior e cresceu 8,5% (ou mais 568 mil pessoas subocupadas) em relação ao mesmo trimestre de 2018.

A força de trabalho potencial (8,0 milhões de pessoas) caiu 4,3% (menos 357 mil pessoas) em relação ao trimestre anterior e ficou estável frente a igual trimestre de 2018.