China considera 70 anos de fundação como novo ponto de partida

Em meio a uma salva de saudações de armas, a República Popular da China celebrou seu 70º aniversário nesta terça-feira (1º) com um grande desfile militar e uma parada de massa de 100 mil pessoas, manifestando ao mundo sua total confiança como país socialista para alcançar a modernização à maneira chinesa. Por Agência Xinhua

 

A China fez, em apenas algumas décadas, o que os países desenvolvidos levaram várias centenas de anos para concluírem. O povo chinês, outrora ridicularizado como “o homem doente do Leste Asiático” e torturado por agressões e tumultos há mais de um século, agora vê sua pátria se elevando com dignidade e influência cada vez maior na arena global.

A pobreza abjeta, um problema crônico que a nacionalidade chinesa enfrenta há milhares de anos, foi eliminada quando o Partido Comunista da China (PCC) se esforçou para trazer o melhor do sistema socialista para o bem do povo.

Com mais de 700 milhões de pessoas retiradas da pobreza, a China deu um exemplo sem precedentes na eliminação da miséria em larga escala.

Para os chineses, enormes mudanças ocorreram em sua terra natal, que nunca esteve tão perto de realizar o sonho chinês de rejuvenescimento nacional.

Hoje, a China é o maior comerciante e fabricante industrial do mundo, um destino de investimento popular com enorme potencial de mercado, um motor significativo da economia mundial, um colaborador da paz mundial e um determinado apoiador da globalização, além de um proponente de uma ordem internacional justa e razoável.

Como uma civilização oriental antiga que remonta a 5 mil anos, a China nunca buscou expansão ou hegemonia externa. O núcleo da cultura chinesa é benevolência, paz e harmonia.

No desfile, uma série de novos e sofisticados armamentos foram revelados. Eles serão usados para salvaguardar a soberania nacional, a unidade e a integridade territorial da China, proteger os interesses do país no exterior e promover a paz e o desenvolvimento mundial, pois a política de defesa da China é sempre defensiva por natureza.

Ao se pronunciar em um grande desfile nesta terça-feira, o presidente chinês, Xi Jinping, disse que nenhuma força pode abalar o status da China ou impedir que o povo e a nação avancem.

Tomando seu 70º aniversário de fundação como um novo ponto de partida, a China está agora construindo uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos até o próximo ano, pouco antes do PCC comemorar seu centenário em 2021.

O que se seguirá será outro importante objetivo: um grande país socialista moderno, próspero, poderoso, democrático, culturalmente avançado, harmonioso e bonito.

Ao longo do caminho, o mundo verá a China permanecer comprometida com o desenvolvimento pacífico e dedicada a construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

Fonte: Agência Xinhua