Lançado edital para digitalizar acervos sobre povos indígenas

O edital "Povos Originários do Brasil" foi lançado esta semana, com o objetivo de incentivar e apoiar projetos que envolvam a coleta, recuperação, conservação e disponibilização via internet, para o acesso público, de acervos de interesse científico e cultural de bens do patrimônio indígena brasileiro. A iniciativa é do Ministério da Cultura, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Fogo sagrado dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas - Marcelo Camargo/Agência Brasil

O edital conta com cerca de R$ 1,4 milhão, provenientes do Fundo Nacional de Cultura (FNC), que serão destinados ao pagamento de bolsas de pesquisa com recursos de auxílio ao pesquisador.

Os números de bolsas e categorias dependerão da demanda e da avaliação dos projetos apresentados. As propostas a serem apoiadas deverão ser executadas em um período de até 12 meses.

Podem participar pesquisadores brasileiros vinculados a instituições de caráter científico ou tecnológico, públicas ou privadas e sem fins lucrativos. As inscrições seguem até 10 de janeiro de 2016.

A previsão é que, até o final de 2015, esses projetos já estejam no ar para acesso da sociedade.

Segundo dados do IBGE, a população indígena do Brasil em 2010, era de 817.963 habitantes. As regiões que possuem maior concentração indígena são: Norte, Nordeste e Centro-Oeste.