Onze filmes nacionais para ver na Mostra de SP nesta terça-feira

O Vermelho traz uma nova seleção de filmes nacionais que podem ser assistidos nesta terça-feira (27) na Mostra Internacional de Cinema de SP, que começou na última quinta-feira (22).

Califórnia - Divulgação

O foco desta 39ª edição do evento são os filmes produzidos na Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, o caderno cultural do Vermelho selecionou 35 filmes destes países, veja a lista neste link.

Este ano a Mostra traz cerca de 70 filmes nacionais, disponíveis em 21 pontos de exibição, em diversas regiões da capital paulista. Os ingressos podem ser encontrados a preços populares, como R$0,50, até o valor praticado em grande parte dos cinemas: R$ 20. Há ainda exibições gratuitas em espaços públicos abertos, como vão livre do Masp e o pátio da Cinemateca.

Veja a lista completa:

Ninguém ama ninguém… por mais de dois anos (Clovis Mello)

Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, à 1h30

Sinopse: O filme acompanha a vida de cinco casais no Brasil durante o início dos anos 1960. Se dentro da sociedade eles são considerados convencionais, na vida íntima as insatisfações e os desejos latentes fogem um pouco do moralismo. Baseado na obra de Nelson Rodrigues.

Oração do amor selvagem
(Chico Faganello)

Cinesala, às 15h45

Sinopse: Um homem e sua filha pequena desafiam os representantes das leis divinas no vilarejo onde vivem e partem em busca de liberdade. Mas o que poderia ser uma vida abençoada pela felicidade, torna-se um labirinto de ciúmes e violência. Só que nenhum deus pode impedir alguém de ser feliz.

Um homem só (Claudia Jouvin)

Reserva Cultura, às 15h50

Sinopse: Arnaldo é um homem frustrado, preso a um casamento falido e a um trabalho que odeia. Até o dia em que conhece Josie, uma bela jovem de comportamento excêntrico, que trabalha com a tia em um cemitério de animais. Apaixonado, Arnaldo cria coragem e procura uma clínica clandestina que produz cópias de seres humanos, acreditando que um duplo poderá ser a solução para todos os seus problemas. Mas ele não esperava que, para levar adiante seus planos, precisaria enfrentar a si mesmo.

Marias (Joana Mariani)

Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, às 17 horas

Sinopse: Registrando celebrações da Virgem Maria em Brasil, Cuba, México, Peru e Nicarágua, a diretora observa as semelhanças e as diferenças culturais, ouvindo as mulheres e suas histórias sobre vida, fé e devoção.

Califórnia (Marina Person)

Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, às 18h40

Sinopse: O ano é 1984. Estela vive a conturbada passagem pela adolescência. O sexo, os amores, as amizades: tudo parece muito complicado. Seu tio Carlos é seu maior herói, e a viagem à Califórnia para visitá-lo, seu grande sonho. Mas tudo desaba quando ele volta magro, fraco e doente. Entre crises e descobertas, Estela irá encarar uma realidade que mudará, definitivamente, sua forma de ver o mundo.

Betinho – A esperança equilibrista (Victor Lopes)

Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, às 17h10

Sinopse: Documentário sobre o sociólogo e ativista Herbert de Souza (1935-1997), o Betinho, que tinha a saúde frágil, mas a força dos grandes idealistas. Lutou permanentemente contra as injustiças e a favor da vida. Liderou diversos movimentos sociais, mobilizando milhões de brasileiros a ajudar a mudar o rumo do país.

Seca (Maria Augusta Ramos)

MIS – Museu da Imagem e Som, às 19 horas

Sinopse: Seca trata de um assunto tão urgente quanto necessário: a escassez de água, observada em uma região do Brasil onde a população convive com o problema de forma aparentemente endêmica.

82 minutos (Nelson Hoineff)

Centro Cultural São Paulo, às 19h30

Sinopse: O documentário desvenda o que há por trás da construção do Carnaval carioca. Com imagens dos bastidores da Portela, que vão desde a escolha do samba-enredo até a apuração dos votos na Quarta-Feira de Cinzas, o filme lança um olhar sob esse fenômeno cultural que atrai os olhares do mundo inteiro, todos os anos.

Piadeiros (Gustavo Rosa de Moura)

Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, às 21h30

Uma equipe de filmagem viaja para o interior do Brasil em busca do melhor "piadeiro" da região. Sinopse: Estes “piadeiros” amadores são achados nas ruas, praças e bares, dando vazão ao seu senso de humor. Além de personagens interessantes, eles têm o especial talento de fazer pessoas rirem. Aqui, cada um deles terá os seus 15 minutos de fama; ou talvez muito além disso.

A floresta que se move (Vinícius Coimbra)

Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, 21h35

Sinopse: Elias é um bem-sucedido executivo que trabalha em um grande banco privado do Brasil. Uma misteriosa mulher prevê seu futuro: ele se tornará o vice-presidente da empresa naquele mesmo dia e, em breve, será presidente. Ao saber da previsão, sua mulher, Clara, sugere que ele convide o atual presidente para jantar. Uma sequência de assassinatos é perpetrada pelo casal, deixando um rastro de sangue em seu caminho para o poder e tornando-os algozes e vítimas de seus próprios destinos.

Herculando Pires – um convite para o futuro (Edson Audi)

Sala Cinemário, às 21h45

Sinopse: O filme retrata Herculano Pires (1914-1979), filósofo, jornalista, poeta, pensador espírita, autor de mais de 80 livros sobre história, filosofia, parapsicologia, espiritismo e espiritualismo. Por meio de depoimentos e trechos da obra de Herculano, o documentário registra a trajetória deste humanista.