Sete filmes nacionais para ver na Mostra de SP nesta quarta-feira

O Vermelho traz uma nova seleção de filmes nacionais em exibição nesta quarta-feira (28) na Mostra Internacional de Cinema de SP, que começou na última quinta-feira (22).

Boi Neon filme - Divulgação

O foco desta 39ª edição da Mostra são os filmes produzidos na Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, o caderno cultural do Vermelho selecionou 35 filmes destes países, veja a lista neste link.

Este ano a Mostra traz cerca de 70 filmes nacionais, disponíveis em 21 pontos de exibição, em diversas regiões da capital paulista. Os ingressos podem ser encontrados a preços populares, como R$0,50, até o valor praticado em grande parte dos cinemas: R$ 20. Há ainda exibições gratuitas em espaços públicos abertos, como vão livre do Masp e o pátio da Cinemateca.

Veja a lista completa:

A floresta que se move

Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, 15h40

Sinopse: Elias é um bem-sucedido executivo que trabalha em um grande banco privado do Brasil. Uma misteriosa mulher prevê seu futuro: ele se tornará o vice-presidente da empresa naquele mesmo dia e, em breve, será presidente. Ao saber da previsão, sua mulher, Clara, sugere que ele convide o atual presidente para jantar. Uma sequência de assassinatos é perpetrada pelo casal, deixando um rastro de sangue em seu caminho para o poder e tornando-os algozes e vítimas de seus próprios destinos.

Campo Grande (Sandra Kogut)

Cinearte, 16 horas

Sinopse: Os irmãos Ygor, 8, e Rayane, 6, são deixados na porta de Regina, no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. A repentina chegada das crianças ao mundo de Regina —somada à busca pela mãe dos dois em uma cidade quase irreconhecível pela modernização— mudará suas vidas para sempre.

O Touro (Larissa Figueiredo)

Cine Caixa Belas Artes, 16 horas

Sinopse: Quando o rei português dom Sebastião perdeu a batalha de Alcácer Quibir, seu corpo foi engolido pelas areias do Marrocos e desapareceu. Seu espírito, no entanto, organizou um exército que passou a explorar novas terras, até chegar ao Brasil. Na Ilha de Lençóis, no Nordeste brasileiro, dom Sebastião fundou seu reino encantado. Ele vagueia na forma de um touro negro, que tem uma estrela na testa. Um dia, sua filha voltará à ilha empunhando uma espada dourada.

Betinho – A esperança equilibrista (Victor Lopes)

Reserva Cultural, 16 horas

Sinopse: Documentário sobre o sociólogo e ativista Herbert de Souza (1935-1997), o Betinho, que tinha a saúde frágil, mas a força dos grandes idealistas. Lutou permanentemente contra as injustiças e a favor da vida. Liderou diversos movimentos sociais, mobilizando milhões de brasileiros a ajudar a mudar o rumo do país.

Piadeiros (Gustavo Rosa de Moura)

Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, 17h20

Sinopse: Uma equipe de filmagem viaja para o interior do Brasil em busca do melhor "piadeiro" da região. Estes “piadeiros” amadores são achados nas ruas, praças e bares, dando vazão ao seu senso de humor. Além de personagens interessantes, eles têm o especial talento de fazer pessoas rirem. Aqui, cada um deles terá os seus 15 minutos de fama; ou talvez muito além disso.

Boi Neon (Gabriel Mascaro)

Reserva Cultural, 21h50

Sinopse: Nos bastidores das vaquejadas, Iremar e um grupo de vaqueiros preparam os bois antes de soltá-los na arena. Levando a vida na estrada, o caminhão que transporta os animais para os eventos é também a casa improvisada desses trabalhadores. O cotidiano é intenso e visceral, mas algo inspira novas ambições em Iremar: a recente industrialização e o polo de confecção de roupas na região do semiárido nordestino. Deitado em sua rede na traseira do automóvel, sua cabeça divaga em sonhos de lantejoulas, tecidos requintados e croquis.

Quase memória (Ruy Guerra)

Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, 22 horas

Sinopse: Carlos Jovem recebe um pacote, mas o pacote parece estranho. O nó que o amarra, o cheiro, a letra no envelope: a encomenda só poderia ter sido enviada por seu pai, Ernesto, morto há anos. Um homem que sempre criou situações inusitadas. Abrir ou não essa surpreendente remessa? Enquanto se decide, Carlos Jovem conversa com Carlos Velho —ou ele mesmo, na última fase de sua vida— e reconstrói suas divertidas memórias ao lado desse pai genialmente louco.