Apagão no sistema do Cadastro Único está sendo investigado, aponta MDS

Segundo o ministro da pasta, há indícios que a ação foi realizada de propósito, causando distorções na concessão de benefícios

Sem renda, brasileiros fazem fila para se inscrever no Auxílio Brasil. Foto: Justino Passos/Ecos

Uma interrupção no fornecimento de energia em agosto do ano passado causou uma falha no sistema de operação do Cadastro Único (CadÚnico), o que pode ter causado distorções no consentimento dos benefícios aos cidadãos sem filtros de checagem. É o que informa o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) que identificou a falha na plataforma tecnológica.

O caso está sendo investigado pela Advocacia Geral da União (AGU) e pela Controladoria Geral da União (CGU), pois segundo o ministro Wellington Dias, “são muito fortes os indícios de que esse apagão tenha sido feito com o propósito de fazer uma política eleitoral com uso de um programa social robusto como o Auxílio Brasil”, disse ele em entrevista ao jornal O Globo.

Segundo Dias, pode haver quem tenha recebido os recursos sem atender aos critérios, pois o incidente permitiu inclusão de beneficiários sem checagem, meses antes do processo eleitoral.

De acordo com o MDS, a falha ocorreu no “cérebro” do sistema que integra informações essenciais à execução dos programas sociais, como o Auxílio Brasil (atual Bolsa Família).

De julho a dezembro de 2022, mais de quatro milhões de famílias passaram a receber o Auxílio Brasil, criado no governo Jair Bolsonaro. Em agosto de 2022, a poucos meses das eleições, o valor do benefício subiu para R$ 600.

Leia também: Em um mês, Lula enfrentou golpe, genocídio e legado bolsonarista

Entretanto, em abril de 2022, técnicos da pasta já haviam apontado que os equipamentos utilizados na operação estavam ultrapassados. Segundo documentação interna, não houve qualquer providência da gestão anterior, mesmo ciente de relatório técnico que apresentava defasagem nos equipamentos. O ministério ficou sem contrato de suporte e manutenção do sistema vigente desde junho.

A falha prejudicou milhares de cidadãos brasileiros em situação de vulnerabilidade. “Caso a integração não funcione, os filtros que verificam os critérios de elegibilidade das mais de 40 milhões de famílias inscritas no Cadastro Único ficam prejudicados”, explicou o ministério em comunicado.

Sistema voltará a funcionar em breve

Porém, as informações não foram perdidas. O MDS aponta que para resolver o problema e aprimorar a qualidade das informações contidas no Cadastro Único, a pasta está encaminhando um contrato emergencial para assegurar manutenção constante e garante que o sistema voltará a funcionar normalmente nos próximos dias.

Autor