Lula e Alckmin se reúnem no Gabinete de Transição em Brasília

Foi a primeira reunião do presidente e vice eleitos após a cirurgia de Lula há uma semana. Eles assistiram ao vitorioso jogo do Brasil no CCBB.

Foto: Cláudio Kbene

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o seu vice, Geraldo Alckmin na manhã desta segunda-feira (28) na sede do Gabinete de Transição, no CCBB, em Brasília. Depois de se recuperar de uma cirurgia, Lula chegou a capital federal ainda na noite deste domingo (27).

Acompanhado da presidenta do PT e coordenadora do Conselho Político do gabinete de transição, Gleisi Hoffman e do senador Jaques Wagner (PT-BA), Lula chegou à sede por volta das 11h40. Na chegada ao CCBB, acenou para a imprensa, mas não falou com os jornalistas.

Junto a sua esposa, Rosângela da Silva, a Janja e do vice-presidente Alckmin, Lula assistiu ao jogo da seleção brasileira de futebol que venceu a Suíça por 1×0 pela Copa do Catar com um grupo reduzido de aliados.

Lula e Janja, ao lado da presidenta do PT, Gleise Hoffman, Aloizio Mercadante; Fernando Haddad (PT); os deputados federais petistas Reginaldo Lopes (MG), José Guimarães (CE) e Márcio Macêdo (SE); e o diretor do Instituto Lula, Paulo Okamoto. Foto: Cláudio Kbene

Com o aumento de casos de Covid-19 no país, a equipe do gabinete optou por reduzir o número de pessoas em pequenas salas na sede. A semana passada, na estreia do Brasil na Copa, o jogo foi assistido por toda a equipe no auditório do CCBB.

Agenda na Capital Federal

Além do esperado anúncio dos integrantes dos Grupo de Trabalho que faltam, como o da Defesa, o presidente eleito vai receber os relatórios preliminares dos Grupos de Trabalho na próxima quarta-feira (30). Eles trarão um diagnóstico sobre a situação atual da administração federal e com propostas de medidas iniciais a serem tomadas pelo novo governo.

Lula deve conversar com os congressistas já nesta terça-feira (29), entre eles, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco e da Câmara, Arthur Lira. Em pauta, as negociações sobre o prazo de vigência e o valor que ficaria fora do teto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Bolsa Família para dar início, ainda nesta semana, a tramitação da proposta no Congresso Nacional.

Leia também: Lula chega a Brasília para destravar votação da PEC do Bolsa Família

A PEC do Bolsa Família garantiria no Orçamento para 2023, o pagamento mensal de R$ 600 de auxílio — a partir de janeiro, mais um adicional de R$ 150 por criança de até 6 anos.

Ainda na noite de hoje, Lula e a equipe de transição política têm reunião com o MDB.

Autor