Orlando Silva diz que eleição da Câmara é decisiva para futuro do país

Para o deputado, estão em jogo a democracia e a disputa eleitoral em 2022. “A oposição precisa ter essa dimensão e ter dimensão do seu papel”, alertou

(Foto: Agência Câmara)

Em nota divulgada nas redes sociais, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) disse que a eleição para Mesa Diretora da Câmara dos Deputados é decisiva para o futuro do Brasil. Segundo ele, estão em jogo a democracia e a disputa eleitoral em 2022. “A oposição precisa ter essa dimensão e ter dimensão do seu papel”, alertou o parlamentar.

Bolsonaro apoia o líder do centrão, Arthur Lira (PP-AL), e a oposição discute a unidade do campo contra o candidato bolsonarista. O grupo liderado pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), busca escolher um nome para fazer frente a Lira na disputa.

“Hoje, Bolsonaro apoia Arthur Lira. Arthur é bolsonarista? Não diria. Mas sua vitória seria a de Bolsonaro. Ele é conhecido por cumprir acordos. Para Bolsonaro apoiá-lo, há acordos. É adequado supor que seriam cumpridos. E o que serve a Bolsonaro não serve ao Brasil”, argumentou.

Na avaliação dele, Bolsonaro precisa controlar quem decide sobre impeachment e a pauta, “precisa impor os temas da extrema-direita (armas, maioridade penal, proibição de aborto) e alimentar sua horda, mantendo o pais polarizado”.

“A oposição mostra que tirou lições da última eleição da Mesa. Curiosamente, a defesa de uma ‘candidatura de esquerda’ virou bandeira de quem tentou apoiar o candidato defendido por Bolsonaro e perdeu em seus partidos. O caminho é construir uma aliança anti-Bolsonaro, ancorada na defesa da democracia, da independência da Câmara, da ciência e da vida no combate à Covid, entre outros itens de uma pauta que seja amálgama dessa frente ampla”, avaliou.

Por fim, o deputado defendeu a formação do bloco parlamentar para resolver a eleição da Mesa. Sendo assim, parte-se para debater um candidato a presidente da Câmara que expresse os compromissos da coalizão.  

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *