Universidades dos EUA voltam a fechar para controlar explosão de Covid

Mesmo com protocolos rigorosos, inclusive de testagem de alunos, não tem sido possível conter a disseminação do vírus e garantir a atitude responsável dos universitários diante da epidemia.

Universidade Notre Dame, em South Bend, Indiana

A Universidade de Notre Dame (Indiana) anunciou na terça-feira que passaria para o ensino online pelo menos nas próximas duas semanas na tentativa de controlar um surto crescente de coronavírus e fecharia totalmente o campus se essas medidas não impedissem a propagação.

O presidente da Notre Dame, reverendo John I. Jenkins, em um discurso de vídeo para os alunos, observou que estava inclinado a dar esse passo antes de consultar as autoridades de saúde.

A escola também fechará os espaços públicos no campus e restringirá os dormitórios aos residentes.

Na terça-feira, a escola informou que pelo menos 147 pessoas no campus tiveram teste positivo desde que os alunos começaram a retornar em 3 de agosto para o início das aulas uma semana depois. Oitenta desses casos confirmados foram adicionados na terça-feira.

Mal abriram…

Na segunda-feira, a Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill se tornou a primeira grande universidade do país a fechar as aulas depois que os alunos voltaram. A escola transferiu todos os cursos de graduação online depois que 177 alunos testaram positivo e outros 349 alunos foram forçados a entrar em quarentena devido à possível exposição.

A UNC, com 30.000 alunos, começou as aulas em 10 de agosto, no mesmo dia em que os cursos foram retomados na Notre Dame, um campus de 8.600 alunos. A Notre Dame testou todos os seus alunos antes de voltarem ao campus, com 33 resultados positivos.

Na terça-feira, o Ithaca College, no interior do estado de Nova York, disse que estenderia o aprendizado remoto ao longo do segundo semestre, apesar dos planos iniciais de trazer os alunos de volta ao campus em ondas a partir deste mês. Em nota, Shirley M. Collado, a presidente da faculdade, classificou a reversão como “uma decisão agonizante”, mas disse que “trazer os alunos aqui, apenas para mandá-los de volta para casa, causaria uma interrupção desnecessária na continuidade de sua experiência acadêmica. ”

O presidente da Estadual do Michigan enviou uma carta na terça-feira dizendo aos alunos de graduação que planejavam morar em alojamentos no campus para ficarem em casa. Ele disse que a universidade tornaria todos os seus cursos disponíveis online antes do início das aulas em duas semanas, com exceções para algumas faculdades e alunos de pós-graduação. E o presidente da Virginia Tech, Tim Sands, enviou uma carta aos alunos implorando que eles fossem responsáveis ou corressem o risco de surtos como os de outros campi.

Nos Estados Unidos, a “vida grega” está sob escrutínio particular em meio a relatos de surtos em fraternidades e irmandades de estudantes. Na terça-feira, autoridades de saúde em Riley County, Kansas, relataram um novo surto de casos associados à fraternidade Phi Delta Theta na Universidade Estadual de Kansas – 13 membros testaram positivo – e recomendaram quarentena para qualquer pessoa que tivesse estado em contato com pessoas infectadas.

Nos últimos dias, imagens amplamente divulgadas de jovens reunidos sem máscaras perto do campus em Tuscaloosa, Alabama, onde fica a Universidade do Alabama, e em torno de Dahlonega, Geórgia, onde fica a Universidade da Geórgia do Norte, levantaram preocupações sobre atitudes arrogantes dos alunos em relação às medidas de distanciamento social

Um porta-voz da Notre Dame disse que um número significativo de seus casos estava relacionado a duas festas fora do campus, onde estudantes, a maioria veteranos, não usavam máscaras ou praticavam o distanciamento social. A maioria das pessoas com resultado positivo no teste vivem em moradias fora do campus, disse o porta-voz, Paul Brown.

Tanto a Carolina do Norte quanto a Notre Dame disseram que as equipes atléticas não foram afetadas. Além da questão imediata de se esportes como futebol devem ser praticados neste outono, a abordagem desta semana pela Carolina do Norte pode, em última análise, levar em consideração os debates sobre os direitos dos jogadores e se o hífen em “aluno-atleta” pode ser substituído de forma mais adequada por “ou”.

Com informações do New York Times

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *