Brasil é o país onde mais morre doente de covid-19 por dia no mundo

Número de mortes por covid-19 está estabilizado, há sete semanas, mas estacionou num patamar alto de mais de mil óbitos diários, superando os EUA

Sepultamentos no Cemitério Nossa Senhora Aparecida de Manaus (Foto: Alex Pazuello/Semcom)

O Ministério da Saúde divulgou hoje que o Brasil tem 1.290 novas mortes contabilizadas em decorrência do coronavírus, elevando o total para 63.174 óbitos desde o início da pandemia — a letalidade é de 4.1%.

O dado atualizado é o maior crescimento de mortes no país desde o dia 23 de junho, quando o governo federal registrou mais 1.374. Hoje cedo, um balanço divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) apontou que o Brasil é o país que mais registrou mortes diárias pela doença no mundo.

O Brasil tem 46% mais mortos do que o segundo no ranking: México (679), e 54% mais que o terceiro colocado: EUA (583). Enquanto o México segue em escala ascendente, os EUA mantém semanas de queda consistente nos óbitos, embora os casos começam a crescer novamente.

De ontem para hoje, a pasta também somou 42.223 novos casos da doença — nos últimos três dias, o país teve mais de 137 mil novos pacientes infectados. Com os dados atualizados, o total é de 1.539.081 de diagnósticos.

Registro de casos por semana epidemiológica revela aumento significativo nas últimas três
Registro de óbitos por semana epidemiológica revela estabilização num patamar muito alto de mais de mil mortes por dia, há sete semanas

Mesmo contabilizando testes rápidos, ineficazes para o controle da epidemia de covid-19, o país aplicou menos testes para detectá-la do que países menos afetados pela doença causada pela covid. Até a semana passada, segundo o Ministério da Saúde, o país realizou 13,7 testes para cada mil habitantes. O Chile, que tem dez vezes menos mortes, testou quatro vezes mais. A Eslováquia, que notificou 28 mortes até agora, testou quase três vezes mais que o Brasil.

Os dados globais são da Universidade Oxford, que não atualiza mais informações sobre o Brasil devido à falta de informações informadas pelo governo federal. O país ainda tem ao menos 868.372 casos recuperados e 607 mil em acompanhamento, segundo dados do governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *