Manifesto pela democracia e pela vida reúne esquerda, centro e direita

Apoiadores são personalidades da ciência, da política e das artes e defendem frente ampla de esquerda, centro e direita. Governador do Maranhão, Flávio Dino, e Manuela D’Ávila, lideranças do PCdoB, estão entre signatários.

Manifesto Estamos Juntos defende vida e democracia - Reprodução

Um manifesto divulgado na sexta-feira (29) em defesa da vida, da liberdade e da democracia contava com 6 mil assinaturas de personalidades da ciência, da política e das artes até 12h30 deste sábado (30), algumas horas após ser lançado.

Os apoiadores pertencem a toda a gama do espectro político e pedem o engajamento de lideranças partidárias e autoridades em defesa da população face à crise sanitária, política e econômica. O movimento defende uma frente ampla, a exemplo da formada quando do movimento Diretas Já.

“Somos a maioria de brasileiras e brasileiros que apoia a independência dos poderes da República e clamamos que lideranças partidárias, prefeitos, governadores, vereadores, deputados, senadores, procuradores e juízes assumam a responsabilidade de unir a pátria e resgatar nossa identidade como nação”, afirma o manifesto, assinado por nomes como Eliane Brum (jornalista); Marcos Palmeira (ator); Paulo Betti (ator);Manuela D’Ávila (jornalista e liderança do PCdoB); o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

O documento propõe que se deixe as diferenças políticas e projetos individuais de lado, lembrando que os que se colocam contra Jair Bolsonaro e seu projeto autoritário representam mais de um terço da população.

“Formamos uma frente ampla e diversa, suprapartidária, que valoriza a política”, afirma o manifesto, que pede “esquerda, centro e direita unidos para defender a lei, a ordem, a política, a ética, as famílias, o voto, a ciência, a verdade, o respeito e a valorização da diversidade, a liberdade de imprensa, a importância da arte, a preservação do meio ambiente e a responsabilidade na economia”.

Os signatários pontuam que têm “ideias e opiniões diferentes” mas “comungam dos mesmos princípios éticos e democráticos”. Se propõem, ainda, a “combater o ódio e a apatia” com “afeto, informação, união e esperança”.

Confira a íntegra do manifesto e registre a assinatura em apoio ao movimento.

Autor

25 comentários para "Manifesto pela democracia e pela vida reúne esquerda, centro e direita"

  1. Raimunda dos Santos Roque disse:

    Boa Tarde! Precisamos nos unir para defender a vida e a democracia. Ditadura nunca mais!

  2. Pedro Emídio Queiroga de Oliveira Soußa disse:

    Tamujuntos!!!

  3. Gisele de Paula Rodrigues disse:

    Nos ajudem a parar de sentir medo além do vírus, medo da ditadura, da guerra, do racismo sem fim, nos ajudem!

  4. Ricardo Caetano de Lima disse:

    Em tempos de incerteza a solidariedade, o amor, a união, a construção coletiva, e a luta devem permear nossos dias!

  5. Marisa Cecilia Wickert Bastos disse:

    A formação de uma frente ampla é uma oportunidade de luta mais efetiva pela democracia, estou nessa campanha e mobilizarei o máximo que eu puder para participar das lutas.

  6. Marisa Cecilia Wickert Bastos disse:

    A frente ampla é uma oportunidade de ter resultados mais efetivos pela democracia. Estou nessa campanha!

  7. Elisandra Fernandes disse:

    Contra o ódio a violência e a desinformação desse governo horrendo.

  8. Denize de Cácia Loures Assis e Roma disse:

    Eu apoio esta frente ampla de articulação. Vamos juntos.

  9. Teremos que tomar uma providência urgente com esse atual governo que esta tentando desestabilizar todas as estituicoes brasileiroa.

  10. Dirce disse:

    Tô ansiosa pra ver no comando uma pessoa com os mesmos valores do meu querido ex presidente Lula. Se Lula apoiar eu apoio.

  11. José Raimundo Rabelo Muniz disse:

    Muito boa a iniciativa.
    Precisamos nos unir contra a inércia e eugenia desse desgoverno.
    Contra o fascismo e nazismo.

  12. Rose Teixeira disse:

    Estamos juntos nesse movimento !
    A hora é de União , Diálogo e muita Firmeza …

  13. Shirley disse:

    Solidariedade,hora de união das forças forças democráticas e progressistas,o momento é grave ,temos que nos unir

  14. CELIA LAMY disse:

    #somos70porcento

  15. Cintia Barreto disse:

    Bolsonaro não sabe governar o Brasil. Além de investigado ele e seus filhos por crimes de corrupção, enriquecerem ilícito e ligações e apologia a Milícias e ao Nazismo, seus Ministros são inimigos do povo brasileiro e do Brasil.
    Num momento de Pandemia, desrespeitam a Ciência e as recomendações da OMS e da Fiocruz e expõe e inventam milhares de cidadãos seus seguidores a se contaminarem como Covid-19. Deve ser retirado do cargo o presidente e todos os seus Ministros e presos por seus crimes e crimes contra a Humanidade e à Democracia. Isso é URGENTE!!!! A cada dia MUITAS pessoas sofrem e MORREM por causa deste Desgoverno.

  16. Cintia Barreto disse:

    Num momento de Pandemia, desrespeitam a Ciência e as recomendações da OMS e da Fiocruz e expõe e inventam milhares de cidadãos seus seguidores a se contaminarem como Covid-19. Deve ser retirado do cargo o presidente e todos os seus Ministros e presos por seus crimes e crimes contra a Humanidade e à Democracia. Isso é URGENTE!!!! A cada dia MUITAS pessoas sofrem e MORREM por causa deste Desgoverno.

  17. Cintia Barreto disse:

    Num momento de Pandemia, desrespeitam a Ciência e as recomendações da OMS e da Fiocruz e expõem e inventam milhares de cidadãos seus seguidores a se contaminarem como Covid-19. Deve ser retirado do cargo o presidente e todos os seus Ministros e presos por seus crimes e crimes contra a Humanidade e à Democracia. Isso é URGENTE!!!! A cada dia MUITAS pessoas sofrem e MORREM por causa deste Desgoverno.

  18. Cleovam Porto disse:

    É de grande relevância a participação de todos os democratas, neste momento!

  19. Margarete Martins disse:

    Unidos seremos fortes. Açao urgente.

  20. Aline Winckler Brufato disse:

    fundamental

  21. Eneida Ávila Alcover disse:

    Pela Democracia #ForaBolsonaro

  22. Sonia Montenegro disse:

    FHC e Luciano Hulk querem de fato a democracia? Seria democrático o que fizeram com a Dilma? Não acredito que seja essa a intenção dessas nefastas figuras.

  23. regina disse:

    #somos70% #foracoiso

  24. Acc disse:

    O único jeito darmos um basta nos absurdo que estamos presenciando ,é nos unirmos ,vamos deixar o passado para trás , vamos ser inteligente e lutar pelo único objetivo , eu também achei injusto o que fizeram com a Dilma , mais hão podemos voltar ao passado ,mais podemos tomar um atitude agora no presente para que o nosso futuro seja outro. Pensem nisso por favor ,vamos esquecer as divergências politicas ,no momento só temos um inimigo..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *