Equador: Pandemia foge do controle e cidadãos empilham mortos nas ruas

País é o quarto país em toda a América mais afetado pelo coronavírus (atrás somente de Estados Unidos, Canadá e Brasil)

Imagens dantescas começam ser vistas em diversas cidades do Equador por causa do avanço do coronavírus. Em Guayaquil, cidade mais afetada pela Covid-19, as pessoas começam a deixar nas ruas seus entes falecidos, diante da completa falta de resposta do sistema de saúde.

Em Guayas, província na qual Guayaquil está localizada, há oficialmente 1.937 infectados, o equivalente a 70% dos casos no país. Os mortos, até esta quarta-feira (1º), chegavam a 93. Há três semanas, o governo de Lenín Moreno decretou Estado de Exceção.

Há vídeos circulando na internet com pilhas de cadáveres abandonados pelas ruas. Em Guayaquil, boa parte das funerárias deixou de funcionar pelo receio de que seus funcionários contraíssem a doença. Estima-se que grande parte dessas mortes não seja pelo coronavírus, mas a incerteza tem levado as pessoas a abandonarem os corpos em qualquer lugar.

Abandono da Saúde

Entre os especialistas em Saúde no país, há duras críticas ao governo de Lenín Moreno, pela fala de investimentos no setor durante os últimos anos. Esteban Ortíz, médico sanitarista da Universidade das Américas de Quito, afirma que pouco foi feito desde que o primeiro caso de Covid-19 foi detectado no país. “Não foi possível fazer as devidas análises por causa da falta de infraestrutura necessária. Nos últimos três anos, o sistema hospitalar foi muito debilitado”, atesta.

O Equador é o quarto país em toda a América mais afetado pelo coronavírus (atrás somente de Estados Unidos, Canadá e Brasil), apesar de contar com uma população muito menos numerosa que alguns de seus vizinhos. Em toda a América do Sul, é o país com a maior taxa de mortalidade a cada cem mil habitantes.

Fonte: Página 12 | Tradução: Fernando Damasceno

Um comentario para "Equador: Pandemia foge do controle e cidadãos empilham mortos nas ruas"

  1. Gostei dessas abordagens e quero receber novas informações.
    É fundamental que nos organizemos para atender ao desafio que será encontrar uma dinâmica organizaria da sociedade planetária que promova emancipação da vida e partilha responsável com a dignidade e a dimensão de sublimidade, que caracteriza a liberdade como processo e não apenas como ideia e propósito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *