Paz e desenvolvimento são metas da diplomacia da China, diz chanceler

A promoção do plano de “um cinturão e uma rota” é o destaque da diplomacia chinesa em 2015, segundo informou neste domingo (8) o ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, em coletiva de imprensa da reunião anual da Assembleia Popular Nacional, que acontece em Pequim.

Wang Yi ministro das relações exteriores da China

Segundo Wang Yi, a China está procurando construir um novo tipo de relação internacional tendo como núcleo "a cooperação e o benefício mútuo", além de abrir um novo caminho de intercâmbio que não faz aliança mas só parceria.

"Firmamos, até o final do ano passado, parcerias de diversos tipos com mais de 70 países e regiões do mundo", ressaltou o chanceler chinês.

Em síntese, a China quer estabelecer uma diplomacia do cinturão econômico da rota da seda e a rota marítima do século XXI, que significam a paz e o desenvolvimento.

“Com o plano de um cinturão e uma rota, queremos prosperar a Eurásia", disse Wang Yi, ressaltando que o país vai realizar, junto com a comunidade internacional, atividades comemorativas ao 70º aniversário da vitória da luta mundial contra o fascismo.

Wang Yi afirmou hoje que com a diplomacia chinesa tem conseguido implementar uma política "empreendedora e inovadora" e ampliado o "círculo de amigos".

Ela salientou que a Conferência de Interação e Medidas de Confiança na Ásia (CICA, na sigla em inglês) e a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-pacífico (APEC, na sigla em inglês), realizadas em 2014, deixaram uma marca destacada na história. “Participamos ativamente da resolução das questões latentes mundiais em que China desempenha seu papel nos assuntos internacionais e regionais", pontuou o chanceler.

Leia também
"Duas Sessões": O evento político mais importante do calendário chinês
Venezuela e China fecham acordo de US$ 20 bilhões para programas
Fonte: Diário do Povo