Comandante em chefe das Farc é hospitalizado depois de sofrer AVC

O comandante em chefe das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP), Timoleón Jiménez, conhecido como Timochneko, foi internado na tarde deste domingo (2), após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Segundo o corpo médio que o atendeu na província de Meta, onde se localiza uma das zonas de transição da guerrilha, o quadro do dirigente é estável.

Timoleón Jiménez - AFP

Horas depois de ser internado, Timochenko enviou uma mensagem aos seus seguidores no Twitter onde agradeceu pelo carinho do povo colombiano. “Obrigada aos que estão preocupados com a minha saúde. Tudo marcha bem, agradeço também ao corpo médico por seus cuidados”, disse.

Em um comunicado oficial as Farc informaram que a orientação médica para Timochenko é “um período de exames, observação e descanso”. A diretora do centro médico Corporação Clínica Universidade Cooperativa da Colômbia, Lydis Hererra, explicou que o dirigente de 58 anos foi internado após apresentar sintomas como variação da fala e disfunção do membro superior esquerdo. Mas garante que sua recuperação é satisfatória.

#FuerzaTimo

Milhares de pessoas usam o Twitter para enviar mensagens de solidariedade e apoio ao dirigente das Farc. Com a palavra hashtag #FuerzaTimo, autoridades políticas, intelectuais e apoiadores da guerrilha se pronunciaram.

Entre eles, o senador e defensor dos direitos humanos, Ivan Cepeda, que desejou “imediata recuperação” a Timochenko porque “a paz na Colômbia o necessita”.

Na manhã desta segunda-feira o membro do secretariado das Farc, Pastor Alape, usou a rede para falar sobre a recuperação do comandante. “Me alegra saber que Timochenko novamente se recupera. A fortaleza de um homem que vence todos os obstáculos pela paz da Colômbia”, disse.

Já o antropólogo da Universidade Nacional da Colômbia, Guillermo Pérez Pardo, falou sobre a importância do dirigente da guerrilha no momento em que o Acordo de Paz é implementado. “A Colômbia precisa de de Timochenko, foi guerreiro incansável nos campos de batalha e agora é arquiteto indispensável da paz”.