Morre o escritor João Gilberto Noll aos 70 anos

O premiado escritor gaúcho João Gilberto Noll morreu na noite desta terça-feira (28) em Porto Alegre. A causa da morte não foi divulgada pela família.

João Gilberto Noll - Divulgação

Autor de 18 títulos, entre eles, A Céu Aberto e Mínimos Múltiplos Comuns, o escritor recebeu o Prêmio Jabuti por cinco vezes durante sua trajetória. Algumas de suas obras também foram adaptadas para o cinema, entre elas, Harmada, em 2003 e Hotel Atlântico, em 2009.

João Gilberto Noll nasceu em Porto Alegre em 15 de abril de 1946. Ingressou na faculdade de Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e concluiu os estudos na Faculdade Notre Dame do Rio de Janeiro.

Autor de 18 livros de contos e romances, o escritor gaúcho recebeu em cinco oportunidades o Prêmio Jabuti, mais importante prêmio literário do Brasil. A primeira premiação veio logo no primeiro livro de Noll, O Cego e a Dançarina, lançado em 1980, na categoria autor revelação.

O corpo do escritor está sendo velado no Cemitério Ecumênico João 23, na zona sul da capital gaúcha. O enterro está será ainda nesta quarta-feira (29).