Presidente do México afirma que seu país não pagará pelo muro de Trump

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, disse na quarta-feira (25) que “lamenta e reprova” a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de ordenar a construção de um muro na fronteira entre os dois países.

Enrique Peña Nieto - Divulgação

Em pronunciamento transmitido pela TV mexicana, Peña Nieto afirmou que o “México não acredita em muros” e reiterou que o país não pagará pela barreira, como insiste Trump.

"Lamento e reprovo a decisão dos Estados Unidos de continuar a construção de um muro que, há anos, em lugar de nos unir, nos divide. O México não acredita em muros. Já disse várias vezes, o México não pagará nenhum muro", afirmou.

O presidente mexicano disse também ter ordenado que o Ministério de Relações Exteriores reforce as medidas de proteção aos mexicanos que estejam nos Estados Unidos. "Os 50 consulados nos Estados Unidos se transformarão em autênticas defensorias dos direitos dos migrantes", declarou. "Nossas comunidades não estão sozinhas. O governo do México vai lhes proporcionar aconselhamento jurídico que lhes garanta a proteção necessária. Apelo aos legisladores e organizações da sociedade civil que unam esforços para apoiá-las", disse.

O presidente acrescentou que assume "plenamente a responsabilidade de defender e cuidar dos interesses do México e dos mexicanos". Ele ressaltou que as ordens executivas assinadas por Trump relativas ao México "ocorrem em um momento em que nosso país está iniciando conversas para negociar as novas regras de cooperação, comércio, investimento, segurança e imigração na região da América do Norte".

Peña Nieto disse que irá se basear no relatório final das autoridades mexicanas que se encontram em Washington "e em consultas com representantes do Senado e da Conferência Nacional de Governadores" para tomar decisões sobre os próximos passos.

"O México oferece e exige respeito, como a nação plenamente soberana que somos. O México reafirma sua amizade com o povo dos Estados Unidos e sua vontade de chegar a um acordo com seu governo. Acordos que sejam em favor do México e dos mexicanos", disse.

No pronunciamento, Peña Nieto não comentou os diversos pedidos que aconteceram nas últimas horas para que cancele sua visita aos EUA na próxima semana. A reunião entre ele e o presidente dos EUA está marcada para a próxima terça-feira (31). O ministro de Relações Exteriores do México, Luis Videgaray, está em Washington e disse à emissora mexicana Televisa que Peña Nieto está avaliando se vai prosseguir com o encontro, mas que “a reunião segue marcada por ora”.