Suspender Venezuela do Mercosul é perigoso e irresponsável, diz Dilma

Na tarde desta sexta-feira (2) os países membros do Mercosul oficializaram a suspensão da Venezuela por tempo indeterminado. A decisão foi um complô do governo do Brasil, apoiada pelo Paraguai e Argentina. Para a ex-presidenta Dilma, trata-se de “um ato e precedente perigoso e irresponsável pois compromete a convivência entre as nações da América do Sul”.

Dilma Rousseff

Dilma emitiu um comunicado oficial neste sábado (3) sobre a decisão de suspender a Venezuela. Para ela, o Brasil agiu como “um país imperial” que “desrespeita a soberania de um país-irmão”
O argumento usado pelos países para tomar a decisão foi de que a Venezuela não teria cumprido todas as normas do Acordo de Assunção mesmo depois de 4 anos integrando o bloco. No entanto, nenhum dos membros cumpriu todos os requisitos.

“A justificativa para a retaliação é inconsequente porque dos 41 acordos dos quais é exigida a adesão da Venezuela, o próprio Brasil não ratificou pelo menos cinco deles. Outros países do Mercosul também não adotaram algumas dessas normativas”, denunciou Dilma.

A ex-presidenta questiona a política externa do governo de Michel Temer, mas reconhece que “não se pode esperar muito do governo ilegítimo que usurpou o meu mandato por meio de um golpe parlamentar travestido de impeachment”.

Para Dilma, esta ação mostra a “pequenez do governo do Brasil diante das exigências da América Latina”.