Humberto Costa vê 1º passo para anular impeachment

O líder do governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), avaliou, nesta segunda (09), que a decisão do presidente em exercício da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), "é um primeiro passo para quem sabe anular" o processo de impeachment. Apesar de recomendar cautela, ele defendeu que a análise do pedido deveria "começar do zero"

Humberto Costa (PT) - Waldemir Barreto/Agência Senado

"Nós vamos analisar o que diz o regimento da Câmara. Nosso entendimento é que tudo deveria começar do zero. Não sei se seria esse o entendimento da Mesa [Diretora], mas vamos trabalhar para que seja."

Para ele, a decisão de Maranhão é o reconhecimento de que todo o procedimento que levou adiante o impedimento estava viciado, motivado por uma vingança do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que não obteve apoio do governo em relação ao processo contra ele no Conselho de Ética na Casa.

"Estamos denunciando desde o início que não há crime, que foi um processo iniciado por vingança, que o senhor Eduardo Cunha [presidente da Câmara que deu início ao processo] não tinha autoridade moral para iniciar esse processo."

Na mesma linha da presidenta Dilma Rousseff, Costa recomendou cautela. "É preciso confirmar a decisão [de Maranhão] e os desdobramentos dela", disse, em entrevista coletiva. Em seu perfil no Facebook, ele escreveu: “NãoVaiTerGolpe”.