Brasil ganha seis medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática

A equipe que representou o Brasil na 56ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, da sigla em inglês) conquistou seis medalhas na atividade. Ao todo, os brasileiros faturaram três medalhas de prata e três de bronze, ocupando a 22ª posição no ranking geral por países.

Brasil conquista seis medalhas em competição internacional de Matemática - OBM

Com 109 pontos, o Brasil obteve rendimento superior ao registrado em 2014, avançando 12 posições. A IMO, que foi realizada em Chiang Mai, na Tailândia, terminou na semana passada. "Avançar posições no ranking mundial é muito importante para a equipe", avalia Luciano Castro, líder do time brasileiro. "A partir de agora vamos focar 100% na olimpíada do próximo ano. Tenho certeza que os estudantes mostrarão resultados ainda mais consistentes, já preparando-nos para a IMO 2017, que acontecerá no Brasil."

As medalhas de prata foram conquistadas pelos estudantes Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, 16 anos, de Vinhedo (SP), Murilo Corato Zanarella, 17 anos, de São Paulo, e Daniel Lima Braga, 17 anos, de Eusébio (CE). João César Campos Vargas, 17 anos, de Passa Tempo (MG), Gabriel Toneatti Vercelli, 17 anos, de Osasco (SP) e Rafael Filipe dos Santos, 17 anos, do Rio de Janeiro, conquistaram as medalhas de bronze.

A Olimpíada Internacional de Matemática é a mais importante entre todas as olimpíadas internacionais científicas do mundo. Realizada desde 1959, sempre durante o mês de julho, a competição envolve a participação de jovens estudantes com até 19 anos e que não tenham ingressado na universidade. Na edição deste ano, foi registrado um recorde de participantes: 577 estudantes de 104 países. A IMO de 2016 será realizada em Hong Kong, na China.

A escolha dos estudantes que representam o Brasil na IMO é feita a partir dos vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), que tem como objetivo estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no País, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática. O Impa é uma organização social supervisionada pelo MCTI.

Para mais informações visite www.obm.org.br.