Catadores dão "uma lição de cidadania a este país", afirma Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira (1º/12)  da abertura da 5º Expocatadores 2014, em São Paulo. "Vocês aprenderam que a profissão que têm não é menor do que a de um médico ou engenheiro", ressaltou Lula em seu discurso durante o evento.

Lula cm catadores de rua - Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Lula ressaltou que os catadores dão "uma lição de cidadania a este país". O evento, que acontece no Parque Anhembi, em São Paulo, terá na quarta-feira (3) a participação da presidenta Dilma Rousseff.

O ex-presidente resgatou a sua primeira reunião com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e o quanto as relações mudaram desde então. "Vocês aprenderam que a profissão que têm não é menor do que a de um médico ou engenheiro. Aprenderam a andar de cabeça erguida", enfatizou Lula aos catadores.

Leia também
Dilma participa de Natal dos Catadores em SP e anuncia investimentos

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), disse que os catadores "ensinaram a sociedade a ver riqueza onde se via lixo". Ele falou ainda do compromisso da capital paulista com uma economia sustentável e da política do município de inaugurar centrais mecanizadas de lixo, mas também qualificar as centrais manuais já existentes.

Fonte: Brasil 247