Dilma participa de Natal dos Catadores em SP e anuncia investimentos

A presidenta Dilma Rousseff participa nesta quarta-feira (3), às 10 horas, do Natal dos Catadores, em São Paulo. Segundo informou o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), nesta segunda-feira (1º/12), a presidenta vai anunciar a destinação de recursos do BNDES para melhorar as condições de trabalho das centrais manuais de coleta seletiva em São Paulo.

Dilma Rousseff durante Celebração de Natal dos catadores e população de rua. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Sem especificar o montante, o prefeito Haddad disse que os investimentos vão reduzir a insalubridade a que estão expostos catadores. Haddad também destacou que o município pretende atingir a meta de 25% de reciclagem dos resíduos secos.

“Essa agenda é prioridade da Prefeitura de São Paulo e vamos ser exemplo de coleta seletiva para Brasil e América Latina. Não queremos os lixões e incineração, queremos economia sustentável. Vamos dar exemplo de que não é admissível separar questão social da ambiental”, disse Haddad.

O Natal dos Catadores é parte da programação da Expocatadores, uma iniciativa do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e deve reunir 4 mil catadores de 26 estados brasileiros e de 14 países da América Latina e Caribe, Ásia, África e Europa.

Com informações de agências