Em diversas partes do país, a comemoração do Dia Sete de Setembro foi marcada por manifestações de diversas organizações que compõem o Grito dos Excluídos.
Realizado desde 1995 pelos movimentos sociais junto à Igreja, o Grito dos Excluídos tem tanta força quanto o próprio desfile que marca o 7 de setembro, dia da Independência do Brasil. Com o lema Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população!, o ato chega à 18ª edição este ano.
"Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social" esse será um dos objetivos da 18° ediçaõ do Grito dos Excluídos, que ocorre nesta sexta-feira (7) em todo o Brasil.
A um mês da Semana da Pátria, vários movimentos em diferentes pontos do país se organizam em pré-Gritos. Palestras, romarias, debates e discussões preparatórias para o Grito dos Excluídos, campanha que há 18 anos busca a construção de mudanças a partir do povo brasileiro, a partir de suas demandas.
A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) destacou, nesta quinta-feira, 8, a realização da décima sétima edição do Grito dos Excluídos e Excluídas, que aconteceu durante as comemorações de 7 de setembro no bairro do Lagamar, em Fortaleza. A parlamentar ressaltou a importância desse movimento para decisões importantes no Município.
Integrantes de diversos segmentos do movimento social lotaram as ruas do centro de Salvador nesta quarta-feira (7/9), na 17ª edição do Grito dos Excluídos, manifestação de protesto que acontece logo após o desfile oficial do 7 de Setembro. O cortejo saiu do Campo Grande no final da manhã, levando pedidos por melhores salários para professores, valorização dos profissionais de saúde e respeito aos moradores de rua. O desejo de paz com justiça social também ganhou as ruas, levado pelo IAPAZ.
A décima sétima edição do Grito dos Excluídos e Excluídas em Fortaleza acontecerá na comunidade do Lagamar, bairro São João do Taupe, em Fortaleza, Ceará. A concentração inicial será a partir das 8h na Praça São Francisco. A caminhada percorrerá algumas ruas do Bairro, encerrando em frente à Igreja Sagrada Família, Praça Padre Pasquale, bairro Pio XII.
A seção Bahia da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) participa nesta quarta-feira (7/9) da 17ª edição do Grito dos Excluídos, manifestação tradicional dos movimentos sociais no 7 de Setembro. A concentração começa às 9h, no Campo Grande, de onde o protesto sai em direção à Praça da Sé logo após o desfile oficial. Com o tema “Pela vida, grita a Terra. Por direitos, todos nós!”, o Grito vai reunir movimentos sociais, sindicatos e a Igreja Católica.
Ao longo desta semana todas as regiões do país vão realizar a 17ª edição do Grito dos Excluídos, cujo lema é “Pela vida grita a terra… Por direitos todos nós”. No Rio, a manifestação será na Avenida Presidente Vargas esquina com a Rua Uruguaiana, a partir das 9h.
Com o lema “Pela vida, grita a terra… Por direitos, todos nós!”, a 17ª edição do grito que acontece neste ano aponta para a participação popular em defesa do meio ambiente com respeito aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Foi o que ressaltou Ari Alberti, da coordenação nacional do Grito, ao expor que em 25 estados este e outros temas serão debatidos.
“Pela vida grita a Terra… Por direitos, todos nós!” É sob esse lema que movimentos sociais e pastorais sociais se articulam para 17ª edição do Grito dos Excluídos. A mobilização, que acontece desde 1995 durante a Semana da Pátria, chama a população ao denunciar as exclusões e a lutar por seus direitos. De acordo com Ari Alberti, integrante da coordenação nacional do Grito dos Excluídos, a manifestação popular acontecerá em todo o país.
Representantes do Movimento Social e Sindical realizam, no dia 13 de agosto, o seminário para preparação do Grito dos Excluídos de Belo Horizonte 2011. O evento acontecerá no Centro de Pastorais da Igreja Católica (Rua Além Paraíba, nº 208, Lagoinha), entre 8h30 e 17h.