Sem categoria

Val Gomes: João Gilberto (1931-2019) 

Uma das histórias é que o genial João Gilberto (1931-2019), já com uma carreira musical em andamento, se isolou na Bahia durante um tempo para inventar definitivamente a batida revolucionária do violão Bossa-Nova.

Por Val Gomes*

João Gilberto

Um ritmo síntese que com as vozes, harmonias, melodias e palavras do próprio João, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, e de toda uma nova e brilhante geração de músicos brasileiros, conquistou os Estados Unidos, influenciando até hoje músicos, cantores e cantoras de lá, tanto do jazz quanto do pop, e, a partir das Américas, o mundo todo.

Bob Dylan, ao responder certa vez que estava cantando melhor, citou que sim, mas "não ainda como um João Gilberto".

Para ler sobre Bossa-Nova e João Gilberto, há teses e pesquisas acadêmicas, inúmeros depoimentos, reportagens e entrevistas (creio que os textos com Caetano Veloso sejam os mais elucidativos) e publicações importantes como Chega de Saudade (de Ruy Castro), O Balanço da Bossa (de Augusto de Campos), O Cancionista (de Luiz Tatit) e Bim Bom (de Walter Garcia), entre outros.

Para além das questões menores que envolveram as exigentes apresentações de João Gilberto e as fofocas de mídia, temos na sua discografia um universo de cultura, música e poesia que para sempre merece ser celebrado, com muito prazer de se ouvir.

São 11 discos de estúdio e 9 ao vivo, conforme diz o jornal O Globo. E Chega de Saudade!

* Val Gomes é jornalista