O folheto de política da literatura de cordel é tema de livro

O livro Política e Literatura de Cordel – o folheto de política como mídia informativa alternativa, popular e contra hegemônica […]

O livro Política e Literatura de Cordel – o folheto de política como mídia informativa alternativa, popular e contra hegemônica (RDS, 2022, 352 p.), do jornalista cearense Alberto Perdigão, discute a poesia-reportagem como alternativa à notícia da grande mídia e analisa as narrativas do cordel sobre a destituição da presidente Dilma Rousseff. A obra é uma coletânea de 12 artigos resultantes de uma pesquisa inédita, realizada por Perdigão, durante os anos de 2016 e 2021.

Os artigos foram publicados em anais de congressos e em revistas científicas. A obra homenageia três pesquisadores da literatura de cordel já falecidos, que contribuíram com a pesquisa do autor: Joseph Luyten, que morreu em 2016, Gilmar de Carvalho (2021) e Arievaldo Viana (2021).

Dois dos capítulos analisam a narrativa de oito folhetos de cordel de autores nordestinos, publicados durante o processo de destituição da presidente Dilma Rousseff. Nas poesias-reportagens da amostra, os poetas-repórteres optam pela versão de golpe, diferentemente da perspectiva de impeachment apresentada pela mídia convencional.

A amostra está reproduzida na íntegra em um dos anexos do livro.

Sobre o autor

Alberto Perdigão (Fortaleza, 1963) – jornalista, mestre em políticas públicas e sociedade, pesquisa o folheto informativo da literatura de cordel, com ênfase no folheto de política. Atua como editor, apresentador em programas de jornalismo popular, e como professor de comunicação comunitária e alternativa.

É autor dos livros Comunicação Pública e TV Digital (EdUece, 2010 – dissertação de mestrado), Comunicação Pública e Inclusão Política (RDS, 2014 – artigos jornalísticos) e Únicos (Editora Radiadora, 2021 – poesias).

Serviço:

Política e Literatura de Cordel já foi lançado no Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, João Pessoa e Natal, além de Juazeiro do Norte e Crato, no Ceará.

A agenda de lançamentos segue em mais duas cidades cearenses, Sobral (3/2) e Quixadá (10/2).

O livro está à venda diretamente com o autor (fone/WhatsApp (85)999898639, @falaperdigao) ao preço de R$ 60,00, sem taxa de entrega para o Brasil. E pode ser adquirido também nas livraria Folha Seca (@folhaseca37) no Rio; do Chico (na UnB, em Brasília); Lamarca (@livraria.lamarca) e Leitura (@leituradelpaseo), em Fortaleza; e na do Luiz (@livrariado luiz), em João Pessoa.

Autor