Karl Marx, influencer alemão

.

Sabe a Dona Santina, aquela minha vizinha terrivelmente católica e militante pró-vida? Pois é, eu a encontrei hoje de manhã no corredor quando fui descartar o lixo. Deu bom dia e me perguntou:

– Seu Antônio Carlos, quem foi o seu xará, o tal de Karl Marx?

Pego de surpresa, lasquei um “Nem te conto!” pra dar tempo de tomar fôlego. Ah, Dona Santina, respondi, esse cara foi um grande jornalista e influencer alemão, mais famoso que o Felipe Neto.

A Dona Santina contra-atacou:

– Alemão, é? Deve ter sido amigo da Nina Hagen!

Refeito do novo susto, gravei a frase para ilustrar o antigo argumento de que todo entusiasta religioso aprontou algum dia, aluno da escola de Santo Agostinho. Respondi que o Marx é mais antigo e quis saber de onde a Dona Santina tinha sacado seu nome. 

– Foi o padre Stepien lá do Jardim Ingá que falou dele. Disse que era comunista e inimigo da religião. Parece que esse Marx pregava que a religião é o ópio do povo, tipo metadona ou fentanil!

Já prevendo onde a conversa iria parar, desconversei, levando a sério o conselho do meu amigo Erasmo de Roterdã de não discutir com nenhuma ou nenhum fanático. Dona Santina, ponderei, acho que ele estava falando do pessoal que toma o chá de ayahuasca e talvez dos padres que exageram no vinho antes ou depois da missa… 

A Dona Santina, que de besta não tem nada, riu amarelo e continuou o interrogatório:

– Esse Marx também escreveu sobre economia, confere? Deve ter ficado  milionário, que nem o Felipe Neto!

Tive que conter o riso antes de prosseguir. Que nada, lasquei, ele foi um pobretão. Inclusive a mãe dele, a Dona Henriqueta, vivia enchendo o saco dele por causa disso. Uma vez ela comentou com uma amiga: “Em vez de escrever O Capital, o Carlinhos devia ter descolado algum!”

Dessa vez quem segurou o riso foi a Dona Santina, mas sem dar o beiço a torcer continuou:

– Seu Carlos, a família desse sujeito só tinha gozadores?

Concordei na lata, e repeti para ela aquela frase do Carlão segundo a qual “o último capitalista que a gente vai pendurar será aquele que nos vendeu a corda”. 

Antes que a Dona Santina reengatasse o papo, pedi desculpa e me despedi,  lembrando que estava pra começar o depoimento do ex-ministro Nelson Teich na CPI da Pandemia.

Karl Marx Moderno – Ilustração: O Povo

Publicado originalmente no Brasiliários

Autor