Sem categoria

Entre flautas e violinos, a incrível viagem do Sargento Pimenta

Em agosto de 1966, os Beatles, banda mais popular do mundo naquele momento, decidiram parar de fazer apresentações ao vivo. O motivo, segundo os músicos, era a dificuldade em desenvolver em público o que vinham produzindo em estúdio. Naquele momento os Beatles avançavam nas experimentações com o álbum Revolver e com os gritos das fãs que iam aos shows e enlouqueciam com os primeiros acordes e pouco prestavam atenção nas músicas.

Por Thiago Cassis

Beatles - Divulgação

Reza a lenda, que em alguns shows os Beatles chegaram a tocar músicas diferentes, porque nem eles próprios conseguiam ouvir uns aos outros por conta da gritaria generalizada. Sendo assim, os Beatles anunciaram que não tinha mais show. Saíram então de férias e no retorno aos estúdios da Abbey Road a banda começa a experimentar com orquestra e instrumentos pouco utilizados até então no rock, como o mellotron e as flautas. E nesse momento o produtor da banda, George Martin, merece ser considerado um verdadeiro quinto beatle pela sua contribuição nas novas músicas a partir de sua experiência com música clássica.

A partir de uma ideia do Paul McCartney, que pensou em uma banda marcial da “Era Eduardiana”, correspondente ao início do século 20 na Inglaterra, construíram a banda do Sargento Pimenta e o Clube dos Corações Solitários. Os primeiros trabalhos produzidos pensando nesse trabalho, que seria lançado em algum momento de 1967, foram as músicas Strawberry Fields Forever e Penny Lane. Verdadeiras obras-primas que eram uma rica colagem nostálgica narrando recortes da infância de John Lennon e Paul McCartney quando ainda viviam em Liverpool. Mas por pressão da gravadora, lançaram as duas músicas ainda no final de 1966 como compacto.


John Lennon, Paul McCartney e o produtor George Martin durante as gravações do Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band


O conceito do disco avançava enquanto novas composições surgiam no estúdio. O disco “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”, seria uma “apresentação ao vivo” dessa banda imaginária. A partir dessa ideia, John, Paul, George e Ringo, com destaque para McCartney, criaram uma pérola atrás da outra, como She’s Leaving Home, A Day in The life e Lucy In The Sky With Diamonds. Uma genial compilação de músicas que determinariam os rumos do pop e do rock a partir daquele momento. O disco foi lançado no dia 26 de maio de 1967 no Reino Unido e no dia 02 de junho nos Estados Unidos. Ao ouvirmos hoje o álbum é impressionante pensar que as canções foram gravadas em quatro canais, tecnologia disponível no período.

O Sgt. Pepper's deixou influências fortes na música brasileira no período, que podem ser detectadas em artistas tropicalistas e nos Mutantes, por exemplo. Ao contrário da Jovem Guarda, de Roberto Carlos e companhia, que bebeu na fonte dos primeiros anos dos Beatles (1962-1965), a Tropicália, através do produtor Rogério Duprat, adaptaram as experimentações, conceitos e orquestrações dos Beatles para o rico universo brasileiro.

Ouça o disco na íntegra: