Blog recebe textos sobre autoras nordestinas para publicação

Dar visibilidade a produção literária de mulheres nordestinas é o objetivo do blog Nordestinados a Ler, idealizado pela professora Luciana […]

Luciana Bessa – Idealizadora do Blog Nordestinados a Ler

Dar visibilidade a produção literária de mulheres nordestinas é o objetivo do blog Nordestinados a Ler, idealizado pela professora Luciana Bessa. O blog é um projeto de cultura cadastrado, na Pró-reitoria de Cultura (PROCULT), da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O projeto tem o objetivo de incentivar e compartilhar informações sobre a Literatura produzida na região Nordeste com ênfase na autoria feminina.

O projeto também recebe textos (até 350 palavras) sobre mulheres que se destacaram na literatura, nas artes, no esporte, na educação, na política e na economia, até o dia 31 de maio de 2021.

De acordo com Luciana Bessa, “o cânone literário foi/é eminente protagonizado por homens brancos e de famílias abastadas”. Ela destaca ainda que “as mulheres ocuparam um papel secundário ao longo da história” e frisa que “a atuação feminina esteve restrita ao ambiente doméstico. Esse silenciamento excluiu as mulheres das agremiações literárias e a Literatura Nordestina nasceu e se consolidou sob a dominação masculina”.

Mensalmente será discutida uma obra literária, sempre no último sábado de cada mês, às 15:00h, pela plataforma Google Meet. Dentre as obras e autoras estão: Úrsula, de Maria Firmina dos Reis (29/05), Quarenta Dias, de Maria Valéria Rezende (26/06), Anarquistas, Graças a Deus, de Zélia Gattai (24/07), Muito além do corpo, de Luzilá G. Ferreira, (28/08), A Casa, de Natércia Campos (25/09), Mulher no Espelho, de Helena Parente Cunha (30/10), Obras de Rachel de Queiroz (27/11) e Os venenos de Lucrécia, de Lucrécia (18/12).   

O blog pode ser acessado pelo endereço www.nordestinadosaler.com.br. O perfil no Instagram é @nor.estinados.