A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Ponto de Vista

Depois da Globo, CNN exibe prévia do PSDB

A busca alucinada pela terceira via é tanta que a mídia está dando cobertura especial até para as prévias internas na escolha do presidenciável tucano – algo inédito no telejornalismo brasileiro.

A urgência da frente ampla pela vacina, por Altamiro Borges

Enquanto o “capetão” Jair Bolsonaro insiste na tática diversionista com o seu piriri verborrágico, o novo coronavírus segue matando milhares de brasileiros. Segundo levantamento do consórcio dos veículos de imprensa divulgado nesta terça-feira (29), o país registrou 1.075 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas.

A difícil escolha entre cozinhar ou tomar banho

A água doce corre sérios riscos de ser privatizada em nosso país, depois que o Congresso Nacional aprovou o Novo Marco do Saneamento e Bolsonaro sancionou, com vetos

Como você está contando às crianças a história da pandemia?

Toda criança precisa de uma narrativa. Aqui está o que vários pediatras estão falando com seus filhos.

A preguiça de usar a máscara na pandemia desde 1918

Os ideais arraigados de liberdade individual, a falta de mensagens coesas e liderança no uso de máscaras e desinformação generalizada provaram ser grandes obstáculos até agora, precisamente quando a crise exige consenso e conformidade generalizada

Como a metáfora da guerra pode prejudicar o combate ao coronavírus

As metáforas bélicas para o “combate” ao coronavírus podem causar efeito reverso do desejado, especialmente quando começa haver flexibilização do isolamento social, com todos posando de corajosos e enfrentando o vírus de peito aberto.

O melancólico fim da Operação Lava Jato

Aqueles que se orgulharam de ter vestido verde e amarelo e ido às ruas apoiar seus “heróis” vão começar a ter vergonha. Fizeram papel de bobos

Futebol e violência contra a mulher durante a pandemia

A violência contra a mulher se revela nos gestos, mas também em discursos de normalização como o do técnico Renê Simões

Adeus ao símbolo que dizia aos negros “qual era o seu lugar”

A bandeira do Mississippi está finalmente caindo.

O custo da negação da política no Rio

O Brasil nos ensinou que nada é ruim o suficiente que não possa piorar, Wilson Witzel, governador do Rio, é um exemplo

A cultura e o pós-pandemia

Aparelhos culturais públicos precisam ter planejamento para voltar da pandemia com novas funções e buscar recursos para sobreviver devido à redução de público, inclusive turístico.

A poética do racismo e seus aspectos distópicos e utópicos

Racismo é o tema que sempre esteve no agendamento das sociedades, seja negando-o, afirmando-o ou ignorando-o, mas presente. Diferente do não-racismo que é um desejo utópico, principalmente dos grupos vulneráveis que sofrem o racismo. Por esse motivo, entender o racismo e o não-racismo pelos conceitos de distopia e utopia é importante na busca de novas perspectivas.

1 2 3 20