Videos mostram resistência popular e repressão na Bolívia

O golpe de estado que provocou a renúncia do governo de Evo Morales aumentou a tensão nas ruas da Bolívia. Em El Alto, uma manifestação com milhares de trabalhadores anunciou a resistência popular e a exigência do imediato afastamento do líder golpista Luis Camacho. Ao mesmo a repressão aumentou, resultou em dezenas de feridos e já há registro de mortos. Enquanto isso, o ex-presidente fez um chamdo à paz e protestou contra a repressão.

Golpistas reprimiram durante a resistência popular - Foto: Reuters

Desde domingo circulam, a partir da Bolívia, inúmeros vídeos com cenas de manifestações e repressão policial. Nos dois vídeos abaixo é possivel ver a mobilização em El Alto, com milhares de  manifestantes percorrendo uma grande avenida da cidade, mas também há cenas lamentáveis de pessoas feridas a bala sendo socorridas por populares. 

Em sua conta no Twitter, Evo Morales protestou contra a repressão: "Após o primeiro dia do golpe cívico-político-policial, a polícia amotinada reprime com uma bala para causar mortes e feridos em El Alto. Minha solidariedade com as vítimas inocentes, incluindo uma garota, e o heróico povo altenho, defensor da democracia".
Morales também fez um chamado à paz. "Peço ao meu povo com muito cuidado e respeito que cuide da paz e não caia na violência de grupos que buscam destruir o estado de direito. Não podemos enfrentar irmãos bolivianos. Faço uma chamada urgente para resolver qualquer diferença com o diálogo e a consulta", afirmou.

Assista os vídeos:  

Manifestação popular

Repressão