Chomsky e Prashad denunciam apoio dos EUA a golpistas na Bolívia

 O intelectual e ativista americano Noam Chomsky e o diretor do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, Vijay Prashad, denunciaram hoje o apoio dos Estados Unidos à oligarquia que promove um golpe de estado na Bolívia.

Noam Chomsky

Por meio de um comunicado divulgado hoje à noite, ambas as figuras alertaram que um golpe de estado contra o governo eleito liderado por Evo Morales está ocorrendo no país sul-americano. Chomsky e Prashad, historiador e jornalista indiano, disseram que o golpe é promovido pela oligarquia boliviana, que está insatisfeita com a quarta eleição que seus partidos perdem para o Movimento aos Socialismo MAS), liderado pelo presidente Evo Morales.

A oligarquia boliviana, acrescentaram, tem o apoio total do governo dos Estados Unidos, que há muito tempo anseia por retirar Evo Morales do poder. Por mais de uma década, o Centro de Operações da embaixada dos EUA em La Paz disse que tem dois planos: Plano A, golpe de estado, e Plano B, assassinato de Morales, alertaram os dois intelectuais.

Segundo Chomsky e Prashad, é uma violação grave da Carta das Nações Unidas e de todas as obrigações internacionais. Em sua declaração, eles enfatizaram que o presidente boliviano convidou os quatro principais partidos para sentar e discutir o caminho a seguir para a democracia boliviana.

Morales pediu o estabelecimento de um diálogo para impedir o retorno dos dias de ditaduras militares e governos oligárquicos, disseram os intelectuais, observando que o chefe de estado também instou a ONU, a Organização dos Estados Americanos e o Vaticano, entre outros , para ajudar a encontrar o caminho para fugir do golpe.

“Estamos com o povo boliviano e nos opomos ao golpe. Esperamos que você consiga resistir a tudo o que aparecer nos próximos dias. O mundo com Evo. Nós também”, eles concluíram.

A declaração de Chomsky e Prashad foi divulgada depois que Morales anunciou ao povo boliviano e ao mundo inteiro que está em andamento um golpe de estado contra um governo eleito democraticamente.

O presidente da nação latino-americana acrescentou que as ações também são contra movimentos sociais, trabalhadores humildes, "que construíram juntos uma revolução democrática-cultural".

Ele afirmou que o golpe é organizado por grupos violentos e antidemocráticos que não respeitam a paz social e ameaçam o povo, e disse que o mundo deve saber quem são os que conspiram contra cidadãos que elegeram democraticamente suas autoridades em 20 de outubro.