Após corte para palestinos, Trump ameaça cortar ajuda a Honduras

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou cortar fundos de ajuda destinados a Honduras se o país da América Central não detiver uma caravana de pessoas que está seguindo para os EUA

imigrantes hondurenhos

“Os Estados Unidos informaram fortemente o presidente de Honduras que, se a grande caravana de pessoas que está rumando aos Estados Unidos não for detida e levada de volta a Honduras, não se dará mais dinheiro ou ajuda a Honduras, entrando em vigor imediatamente!”, escreveu Trump no Twitter.

Em meio a uma jornada rumo ao norte, mais de 3 mil imigrantes cruzaram de Honduras para a Guatemala na segunda-feira depois de um confronto com um batalhão de choque da polícia e alertas de Washington para que os imigrantes não tentem entrar nos EUA ilegalmente.

A multidão mais do que dobrou de tamanho desde sábado, quando cerca de 1.300 pessoas partiram do norte hondurenho para o que foi apelidado de “Marcha do Imigrante”, disse um organizador. Os imigrantes planejam buscar o status de refugiados no México ou atravessar para os EUA.

No início de setembro, Trump cancelou fundos destinados à UNRWA, agência da ONU para refugiados palestinos forçados a abandonarem seus lares após a tomada de território por Israel, aliado dos EUA.