Trump ameaça paralisar governo se muro com o México não for aprovado

O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou suspender a atividade de seu governo se os democratas não votarem no Congresso a favor da liberação de fundos para construção do muro na fronteira com o México e não aprovarem a nova lei de imigração dos republicanos.

Donald Trump - CNN

"Eu estaria disposto a paralisar o governo se os democratas não derem seus votos para a segurança da fronteira, que inclui o muro! Devemos acabar com a loteria, a prisão e soltura etc e finalmente adotar um sistema de imigração baseado no mérito! Precisamos de pessoas fantásticas vindo ao nosso país!", escreveu Trump em sua conta no Twitter.

Embora o presidente dos EUA já tivesse sugerido a possibilidade de suspender a prestação de serviços públicos, que implica o fechamento do governo, é a primeira vez que a ameaça é explícita em sua conta no Twitter.

Os Estados Unidos seguem praticando uma política de "tolerância zero" na fronteira com o México para lidar com aquilo que a atual administração classifica como um uma crise de imigração. Essa política resultou na separação de crianças e de suas famílias. Foram 2.500 menores de idade em dois meses. A lei exigia que qualquer adulto preso ilegalmente cruzando a fronteira com menores fosse submetido a julgamento e, esses menores, enviados para abrigos federais.

A construção de um muro na fronteira entre os dois países foi uma das promessas de campanha de Trump.