“Um bom começo”, diz Trump sobre reunião com Putin na Finlândia

Na manhã desta segunda-feira (16), os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniram na capital da Finlândia, Helsinque, para tentar estreitar as relações bilaterais e tratar de questões estratégicas da geopolítica mundial. Ao final do encontro que foi à portas fechadas, Trump disse ter sido “um bom começo”.

Donald Trump e Vladimir Putin - Sputnik

Esta é a primeira cúpula formal entre os dois líderes mundiais desde que Trump assumiu a Casa Branca, até então eles só haviam se encontrado em eventos comuns. Segundo a assessoria, os temas em pauta foram as perspectivas de desenvolvido das relações bilaterais, segurança nacional e questões relacionadas à agenda internacional de ambos os países.

Trump disse que com atualmente as relações bilaterais entre seu país e a Rússia são as piores dos últimos tempos devido a “muitos anos de estupidez” norte-americana.

Após a conversa privada, aconteceu também uma reunião mais ampla com os ministros do Exterior dos dois países e conselheiros presidenciais. A expectativa é que as duas partes apresentem um balanço após ao fim do encontro.

“Chegou a hora de falar cuidadosamente, tanto das relações bilaterais, como dos distintos pontos de tensão no mundo, e são muitos, para que prestemos atenção”, afirmou o presidente russo antes de entrar na reunião.

Putin garantiu ainda que apesar de este ser o primeiro encontro, mantém contato regular com Trump por telefone. “Falamos por telefone e nos reunimos em lugares diversos durante eventos internacionais”.

Trump, por sua vez, felicitou Putin pelo sucesso da Rússia na Copa do Mundo de Futebol: “Gostaria de felicita-lo por organizar uma grande Copa, uma das melhores de todos os tempos, segundo me dizem em todo o mundo, e também pelo fato de a seleção russa ter jogado tão bem”.

Destacou ainda que os dois países têm agora “uma oportunidade enorme” de melhorar as relações porque “estar bem com a Rússia é algo bom, não mau”.