Governo dos EUA separa crianças de seus pais imigrantes

Comitê do Congresso norte-americano acusa o Governo Trump de ser “incapaz de determinar com certeza a localização de 1475 menores” filhos de migrantes separados de seus pais. A política de “tolerância zero” com os imigrantes tem autorizado que agentes de segurança nas fronteiras separem filhos de seus pais, caso estes tenham entrado ilegalmente no país

manifestantes pró-imigração nos EUA - AFP

O governo alega colocar as crianças em lares temporários, mas não existe nenhuma legislação no país que determine esta política. Trump, tem tentado culpar os democratas pela separação das famílias imigrantes na fronteira, que está causando o alvoroço político em torno da imigração nos Estados Unidos, mas ele próprio adotou medidas para conter o fluxo de imigrantes sem documentos.

Em um dos vários tuites enganosos que postou durante o fim de semana, Trump pressionou os democratas a mudarem a "terrível lei" que determina separar as crianças dos pais que entram no país ilegalmente. No entanto, não há nenhuma lei que exija especificamente que o governo tome tal ação: são as políticas de seu próprio governo que vem causando a separação de famílias, criticada pelos democratas e por grupos de defesa dos imigrantes.

Em abril, mais de 50 mil imigrantes foram detidos, e funcionários do governo deixaram claro que as crianças serão separadas dos pais que entram ilegalmente no país.

As tentativas de imigrantes de cruzar a fronteira entre México e Estados Unidos ilegalmente têm aumentado, o que ameaça reverter a queda acentuada da imigração ilegal registrada nos primeiros meses da Presidência de Trump. Isso deixou o presidente particularmente frustrado, e funcionários do governo vêm buscando maneiras de aumentar a repressão na fronteira.

No início deste ano, funcionários do governo federal se reuniram com um punhado de estados do Sul, com a proposta de enviar tropas da Guarda Nacional à fronteira. O Departamento de Justiça despachou mais advogados e juízes para a fronteira, enquanto a Casa Branca aumentou sua ofensiva de relações públicas, organizando mesas redondas em Washington e em Long Island para ressaltar a posição linha-dura de Trump na questão da imigração.

Neste mês, o governo anunciou que o Departamento de Segurança Interna reportará aos promotores do Departamento de Justiça todos os casos de pessoas que cruzarem a fronteira ilegalmente.

Essa política de tolerância zero quase certamente significará que os pais que chegarem com os filhos serão separados destes, porque crianças não podem ser detidas em prisões. Essas crianças serão consideradas menores desacompanhados, que a legislação federal americana exige que sejam colocadas sob os cuidados do Departamento de Saúde e Serviços Humanos.