Trump assina decreto sobre construção do muro que divide EUA do México

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou dois decretos nesta quarta-feira (25), um deles sobre segurança na fronteira e o projeto de construir um muro ao longo da divisa sul dos EUA e outro reforçando a aplicação das leis de imigração.

Donald Trump - Divulgação

"Construir essa barreira é mais do que apenas uma promessa de campanha. É um primeiro passo de bom senso para realmente proteger a nossa fronteira porosa", disse o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer. "Isso vai conter o fluxo de drogas, crime, imigração ilegal para os Estados Unidos."

Ele disse ainda que os decretos vão retirar dinheiro federal das chamadas "cidades santuários" para imigrantes ilegais e acabar com uma política de "deter e soltar" de governos anteriores.

Desta vez, diferente da promessa de campanha de Trump, o porta-voz disse que o custo pela construção do muro sairá dos cofres americanos. Segundo Spicer, Trump negociará com o Congresso a verba para a construção do muro, mas "mais cedo ou mais tarde" o governo do México compensará esses gastos.

A fronteira entre os EUA e o México tem mais de 3.200 quilômetros dos quais, atualmente, só 1.000 quilômetros estão murados. Um relatório oficial de 2009 estimou em 3,9 milhões de dólares o custo médio por milha (1,6 quilômetros) de muro. Ainda nas primárias, Trump ameaçou sequestrar as remessas dos imigrantes mexicanos se o Governo do México não aceitasse pagar pelo muro.

A relação entre EUA e México está entrando em um terreno acidentado na era Trump, já que o novo presidente não só mostrou mão de ferro contra a imigração ou fez comentários ofensivos, mas também prometeu novos impostos e tributos para as companhias que transladem sua produção a território mexicano em detrimento da fabricação nos Estados Unidos. De fato, ele quer revisar o Tratado Atlântico de livre comércio com México e Canadá (Nafta, por suas siglas em inglês).

O primeiro passo na direção de concretizar a polêmica promessa eleitoral acontece no sexto dia de presidência de Trump e na mesma semana em que o ministro de Relações Exteriores mexicano, Luis Videgaray (artífice de uma incendiaria visita de Trump ao México em plena campanha), prevê visitar Washington. O presidente norte-americano receberá o mandatário mexicano, Enrique Peña Neto, no dia 31 na Casa Branca.