Sanções contra a Rússia chegam ao Linux e até à fonte Times New Roman

Os desenvolvedores do sistema operacional russo Astra Linux, baseado no Linux e criado para atender ao Exército Russo e outras forças armadas e agências de inteligência, estão impedidos de usar fontes como a Times New Roman, Arial, Courier New, Tahoma e Verdana, de acordo com o jornal russo Kommersant.

Por Aliona Boldireva, na Gazeta Russa

Empresa norte-americana se recusou a licenciar Times New Roman à Astra Linux - Rbth

A fonte Times New Roman é utilizada em todos os documentos oficiais da Rússia, inclusive nos órgãos governamentais. Assim, a recusa da companhia Imagine Monotype, que detém os direitos das fontes mais populares, em renovar a licença tornou-se um problema sério no país.

Para contorná-lo, o Astra Linux e a empresa "Para Type" desenvolveram novas fontes nacionais abertas, a PT Astra Sans e a PT Astra Serif. Os desenvolvedores do Astra Linux declararam que as novas fontes são "análogas métricas de alta qualidade" da Times New Roman.

O uso das novas fontes não alterará muito o formato dos documentos, já que as mudanças entre as fontes são mínimas, como a empresa mostra em uma tabela comparativa (ver acima).

A Astra Linux foi criada em 2010 diante da proibição de importação de softwares importados pelo governo russo e provê proteção de dados para informações classificadas "top secret".

A companhia foi certificada oficialmente pelo Ministério da Defesa da Rússia, pelo Serviço Federal para Controle Técnico e de Exportação e pelo Serviço Federal de Segurança (FSB), órgão que substituiu o Comitê Estatal de Segurança (KGB na sigla em russo).