Partido define apoio a chapa petista em Ijui

Em convenção eleitoral realizada na noite desta quarta-feira (03), o PCdoB de Ijui definiu seu posicionamento nas eleições majoritárias deste ano, e uma chapa de 9 pré-candidatos ao legislativo.

Conferência Eleitoral Ijuí 2016 - Adriano Daltro

A reunião foi aberta pela Vereadora Rosane Simon, atual presidenta. Rosane saudou a militância presente a conferência e informou que se licenciava do comando da legenda, em função de sua pré-candidatura ao legislativo. A presidência foi assumida pelo vice-presidente Ângelo Schiavo, que coordenou o processo.

Ângelo fez um informe sobre as negociações que o Partido realizou para a composição de uma chapa majoritária. Ele defendeu que, apesar de 6 partidos afirmarem estar na oposição no início da negociações, o PCdoB foi um dos dois partidos que mantiveram a posição, dando ao eleitor uma alternativa ao continuísmo trabalhista na cidade.

"Tivemos sempre a mesma posição desde o início das negociações. Posição que é pela formação de um bloco forte de oposição, com força política e eleitoral, para vencer as eleições e para fazer um governo de superação deste período de 30 anos que demonstra cansaço, que está travado no tempo e que não dá alternativas atuais para problemas antigos".

A direção do PCdoB em Ijuí afirma que em nenhum momento se omitiu do processo, inclusive apresentando a pré-candidatura a prefeito de Junior Piaia aos partidos. Em meio ao cenário político estadual e nacional, houve restrições à uma candidatura do PCdoB que representasse um grupo mais amplo ideologicamente nesta eleição. Na intenção de ajudar na composição de uma chapa forte de oposição, o Partido retirou a candidatura de Piaia e abriu espaço para que outros partidos compusessem a majoritária.

"Infelizmente não houve de algumas lideranças o protagonismo que o eleitor esperava e que pudesse ter produzido uma chapa em um campo amplo ideologicamente e que representasse uma alternativa ao partido de situação. Tratamos o processo com muita responsabilidade e assumimos o protagonismo na liderança de um processo que resultasse em uma alternativa para o eleitor de Ijui. Há um anseio na sociedade por um projeto que aponte caminhos para a economia local e regional e que seja equilibrada e equânime na prestação de serviços ao cidadão", afirmou Piaia.

Para o PCdoB, muitos partidos demonstraram não ter projeto para o município, optando pelo caminho do simples apoio em troca de cargos e secretarias. O desfecho que estes partidos deram ao processo é motivo de revolta em grande parte da população e do eleitorado.

Encaminhando a convenção, a direção do PCdoB apresentou aos conferencistas uma chapa de 9 pré-candidatos ao legislativo e a proposta de concorrer sem coligações nas eleições proporcionais. Em relação à eleição majoritária, a proposta apresentada foi de apoio à chapa de oposição encabeçada pelo Partido dos Trabalhadores, que terá como candidato o atual vice-prefeito, Ubirajara Machado Teixeira, o Bira.

A chapa de pré-candidatos ao legislativo e a chapa pura a proporcional foi aprovada sem restrições. Houve um intenso debate em relação ao apoio do partido a chapa petista que concorre a majoritária, em virtude do histórico eleitoral no município, especialmente das duas últimas eleições, em que o Partido dos Trabalhadores esteve na situação. Chegou-se a cogitar a opção do partido concorrer apenas a chapa proporcional, o que foi descartado no debate. Apesar de algumas restrições, a convenção definiu por consenso o apoio a chapa petista.

"O PCdoB nao é um Partido para as eleições. Somos um Partido atuante e que tem responsabilidade com o eleitor. Nosso compromisso nesta eleição foi o de construir uma alternativa eleitoral e programática, de superação do estágio de estagnação política, administrativa, social e econômica que se calcifica na cidade. Entramos unidos nesta eleição, com um projeto alternativo para apresentar ao eleitor ijuiense e com uma chapa de pré-candidatos ao legislativo expressiva e representativa que representará muito bem este projeto", concluiu Ângelo Schiavo.

A Executiva do Partido também emitiu uma nota referente as negociações realizadas pela direção para as eleições deste ano.