Brasileira bate recorde mundial e leva 1ª medalha da história 

A brasileira Etiene Medeiros bate recorde mundial e vence a prova dos 50m costas da competição disputada, em Doha, essa é a primeira medalha em provas femininas da história do país. Essa foi a trigésima nona medalha do Brasil na história dos Campeonatos Mundiais.  Muito aplaudida no pódio, Etiene exibiu um sorriso largo ao receber a medalha de ouro. O título de Etiene foi o quinto ouro do Brasil, que ainda conta com duas pratas e três bronzes.

Etiene festeja o ouro em Doha - Foto: Satiro Sodré / SSpress

O resultado é ainda mais espetacular pois, para chegar ao pódio, Etiene bateu a húngara Katinka Hosszú, dona de seis medalhas em Doha. Katinka ficou com o bronze(25s96). Entre elas ficou Emily Seehbolm, da Austrália, que completou a prova em 25s83.

A própria Etiene e Larissa Martins já haviam ido ao pódio neste Mundial, mas em provas de revezamentos mistos, que contaram com a participação de dois homens e duas mulheres. O recorde anterior da prova (25s70), de 2009, pertencia à croata Sanja Jovanovic.

Até então, o melhor resultado das mulheres do país em Mundiais de piscina curta havia sido em 2004, quando Flavia Delaroli nos 50m livre e o time do revezamento 4x100m livre ficaram na quarta posição. Em Mundiais de longa, a mesma Etiene tem o principal resultado, o quarto lugar no 50m costas em Barcelona, ano passado.

Mais resultados

Pouco antes da façanha de Etiene, Cesar Cielo levou a melhor sobre o francês Florent Manaudou, seu algoz nos 50m livre, e conquistou o bicampeonato mundial dos 100m livre em piscina curta. Em seguida, foi a vez de Felipe França triunfar nos 50m peito para garantir a sexta medalha de ouro do Brasil em Doha – a quarta dele.

Da Redação
Com agências