PT é acusado sem provas, diz Humberto Costa sobre caso Petrobras

O senador pernambucano Humberto Costa, líder do PT, afirmou em entrevista ao Brasil 247 que o partido está sendo acusado “injustamente”, pois não existem provas de que a legenda esteja envolvida no caso da Petrobras.

Senador Humberto Costa (PT) - Agência Senado

Segundo ele, “não existe nada comprovado” até agora que confirmem o envolvimento do partido. Desde o início da Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF), que investiga desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro, a grande mídia tem procurado associar o PT aos envolvidos, principalmente ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e ao doleiro Alberto Yossef, ambos presos.

Leia também:
Dilma se reúne com lideranças da base aliada nesta segunda

O senador destacou que o governo da presidenta Dilma Rousseff tem atuado no combate à corrupção e que, durante a campanha eleitoral, a presidenta reafirmou esse compromisso ao prometer tomar medidas de combate à corrupção, doa a quem doer.

Costa enfatizou ainda que o PT também tem tomado medidas contra a corrupção, citando a resolução do Diretório Nacional do partido, aprovada neste sábado (29), que prevê a expulsão de membros da legenda caso seja comprovado o envolvimento em operações ilegais na Petrobras. “Não podemos ficar apenas no discurso, e não punir quem estiver envolvido com o esquema”, salientou o senador.

Corrupção na Petrobras existia desde o governo FHC

Comentando a afirmação do Ministério Público Federal (MPF) feita na semana passada, de que o esquema de corrupção na Petrobras ocorre, pelo menos, desde 1999, ou seja, ainda no governo do tucano Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Humberto Costa ressaltou que não cabe ao PT dizer à sociedade que o esquema teve início no governo tucano. “Isso aí é papel do Ministério Público”, frisou.

“Muito embora não seja possível dimensionar o valor total do dano é possível afirmar que o esquema criminoso atuava há pelo menos 15 anos na Petrobras, pelo que a medida proposta (sequestro patrimonial das empresas) ora intentada não se mostra excessiva”, afirma o MPF, em parecer.

Fonte: Brasil 247