Brasil é o primeiro país da AL a ter política de software público

O Brasil, que foi o primeiro país latino-americano a ter uma política voltada para o software público, apresentou os resultados de sua iniciativa durante a primeira Oficina de Mecanismo de Colaboração Regional do Software Público, realizada entre os dias 17 e 18 deste mês na cidade do México.

software livre

“O governo do Chile demonstrou interesse em compartilhar suas aplicações elaboradas a partir de dados abertos com o software público e estas podem ampliar nosso conjunto de sotfware”, disse Luís Felipe Coimbra Costa, diretor do Departamento de Governança e Sistemas de Informação da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento.

O Portal softwarepublico.gov.br, criado em 2007, e é destinado para quem deseja compartilhar programas de interesse público. As soluções disponíveis não possuem licenças que restrinjam seu uso ou o conhecimento pleno de seu funcionamento, porque as chaves de acesso estão abertas. Os softwares disponíveis podem ser utilizados por órgãos públicos e cidadãos. As alternativas vão de gestão pública nas prefeituras a edição de imagem.

Fonte: PT no Senado