A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Especial Higiene Social

Obras "antimendigo" se tornam marca da gestão Serra-Kassab em SP

Administrada desde 2005 pelo consórcio PSDB e DEM, a Prefeitura de São Paulo adota uma política de tipo higienista para “varrer” os moradores de rua do Centro. Iniciadas na gestão do ex-prefeito José Serra, as práticas de “faxina social” — uma dos mais inconfundíveis legados demo-tucanos — incluem a construção de obras polêmicas em algumas das principais vias, calçadas e praças paulistanas.

Por André Cintra

Como Matarazzo, o homem-forte de Serra, virou ícone do higienismo

A passagem-relâmpago de José Serra pela Prefeitura de São Paulo — apenas 15 meses, entre 2005 e 2006 — foi o suficiente para a dupla PSDB-DEM iniciar uma política de tipo higienista que perdura até os dias de hoje. Para tocar a “limpeza urbana”, o ex-prefeito, hoje pré-candidato tucano a presidente, escalou ninguém menos que Andrea Matarazzo, um defensor ferrenho da ideologia neoliberal e da privataria tucana.

Por André Cintra

Padre denuncia: "Matar morador de rua virou um favor em SP"

Na terceira parte de sua entrevista ao Vermelho, o padre Júlio Lancellotti, líder da Pastoral da Rua, rebate o cônego Walter Caldeira, da administração da Sé, que defendeu a repressão da Guarda Civil Metropolitana aos moradores de rua. “Jesus Cristo morreu na cruz, fora da cidade, no meio de dois bandidos — e morreu como bandido, como malfeitor, como agitador político. Ele não estava no trono do templo todo bonitinho, todo perfumado.”

Por André Cintra
Colaborou Renato Torelli

Lancellotti: "Burguesa é elogio. A nossa imprensa é prostituta"

Na segunda parte de sua entrevista ao Vermelho, o padre Júlio Lancellotti, da Pastoral da Rua, ataca corajosamente a atuação tendenciosa da grande mídia. “Hoje não tem nada mais indecente do que nossa imprensa. É elogio dizer que nossa imprensa é burguesa, não qualifica precisamente. A nossa imprensa é prostituta”, diz.

Por André Cintra
Colaborou Renato Torelli

Serra é "pai do higienismo" em São Paulo, diz Júlio Lancellotti

Quando a reportagem chega ao escritório da Paróquia São Miguel Arcanjo, na zona leste de São Paulo (SP), o padre Júlio Lancellotti está de olho no e-mail. Depois de responder a uma ou outra mensagem, pula para o Twitter e consulta as últimas postagens. Curioso sobre o Vermelho, acessa pela primeira vez a página do portal e comenta duas matérias recentes — uma sobre o presidenciável tucano José Serra, outra com depoimentos do jornalista Altamiro Borges.

Por André Cintra
Colaborou Renato Torelli