A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Especial Educação

Deputado reafirma defesa para uso do Fundeb apenas em escolas públicas

“Dinheiro público para a educação pública. Simples e justo assim”, disse o deputado federal Márcio Jerry, vice-líder do PCdoB na Câmara, sobre o Fundeb

Ideb revela avanços modestos e imensos desafios à educação

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2009 dão substância à opinião dos movimentos sociais de que há avanços importantes nas políticas educacionais durante o governo Lula. Entretanto, os índices ainda precisam melhorar muito. A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) lançou nota sobre resultados do Ideb e criticando medida do Ministério da Educação (MEC) que permite estudante adquirir certificado de conclusão do Ensino Médio mesmo sem tê-lo cursado.

Entidades identificam carências e apontam soluções para educação

O Portal Vermelho foi atrás das principais entidades do movimento educacional para saber o que propõem. Madalena Guasco, coordenadora geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em estabelecimentos de Ensino (Contee), Yann Evanovick, presidente da União Braisleira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Júlio Neto, diretor de políticas educacionais da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e Sérgio Haddad, da ONG Ação Educativa, falam sobre o modelo educacional brasileiro.

Modelo tucano para educação é autoritário e excludente

As entidades do movimento educacional sabem dizer de cor e salteado os principais desafios da educação no Brasil. Temas como valorização do profissional da educação, universalização do Ensino Médio e do Ensino Superior, qualidade do Ensino Básico e garantia do Ensino Infantil são apontados como as principais questões a serem superadas no sentido de colocar a educação a serviço do desenvolvimento soberano do país.

Entidades elogiam vinculação dos lucros do pré-sal à educação

Com opiniões diversificadas sobre o significado da medida, entidades do movimento educacional avaliam a destinação de 50% das verbas do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação e a medida de destinar 80% deste recurso para a educação básica.  

Lula priorizou expansão da educação profissional e superior

Os principais avanços do governo Lula na área da educação foram a expansão do ensino superior e da educação profissional. Esta é a opinião predominante entre lideranças dos movimentos sociais que falaram ao Vermelho sobre o tema e não deixaram de enfatizar o contraste entre a forma com que Lula e os tucanos abordam a questão.

Educação de qualidade será prioridade no Brasil, garante Dilma 

O Vermelho inicia nesta sexta (2/7) a publicação de uma série de matérias abordando a relação entre educação e desenvolvimento nacional. O tema também ocupa um lugar destacado no debate eleitoral em curso. A candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, defende a ampliação dos investimentos na área e enfatiza a necessidade de valorizar os educadores.

Educação de qualidade será prioridade no Brasil, garante Dilma 

O Vermelho inicia nesta sexta (2/7) a publicação de uma série de matérias abordando a relação entre educação e desenvolvimento nacional. O tema também ocupa um lugar destacado no debate eleitoral em curso. A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, defende a ampliação dos investimentos na área e enfatiza a necessidade de valorizar os educadores.

Isaac Roitman: "Educação é a máquina que prepara as democracias".

Parafraseando Anísio Teixeira, o coordenador do Grupo de Trabalho de Educação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Isaac Roitman, falou ao Vermelho sobre as perspectivas para a educação brasileira a partir da conquista de 50% das verbas do Fundo Social do Pré-Sal. Roitman falou ainda sobre a relação entre educação em desenvolvimento, sobre os principais avanços na área obtidos no governo Lula e sobre os desafios da educação pública.