Três pesquisas apontam Lula como melhor presidente do Brasil

Uma sequência de três pesquisas divulgadas a partir deste último final de semana, apontam Luiz Inácio Lula da Silva como o melhor presidente da história do Brasil. A primeira delas, de responsabilidade do Núcleo de Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo, publicada no sábado (15/12), mostra o presidente Lula com uma avaliação positiva por parte de 76% do eleitorado, pesquisa realizada nos dias 27 e 28 de novembro passado. O resultado consolidado revela que 55% dos entrevistados acham o governo bom ou ótimo, contra 11% que o consideram ruim e péssimo. Enquanto para 32% a administração é regular, destes, 21% acham que é “regular para boa”, chegando-se então ao índice positivo de 76%. Na pesquisa da Perseu Abramo foram ouvidas 2.400 pessoas em todas as regiões do país.


 


A segunda pesquisa, divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo neste domingo, apresenta o presidente Lula com uma aprovação espontânea de 35% dos entrevistados. Este índice apontado é quase três vezes maior do que a percentagem atingida por Fernando Henrique Cardoso no final de seu segundo mandato (12%), que por sua vez é seguido de Juscelino Kubitscheck (11%), Getúlio Vargas (8%) e José Sarney (5%). Esta pesquisa Datafolha aferiu ainda que Lula está encerrando seu primeiro mandato com 52% de avaliações ótimo/bom, que é o melhor resultado de todos os outros presidentes avaliados. Foram ouvidas 2.178 pessoas em 111 municípios de 23 Estados e do Distrito Federal.


 


A terceira pesquisa foi revelada nesta segunda feira, pelo Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria e mostra que o presidente Lula chega ao final de seu primeiro mandato com a melhor avaliação de todo o período. O índice de confiança no presidente da República passou de 58% para 68%. A nota média atribuída ao Governo também foi a mais alta de todo o primeiro mandato. O Ibope entrevistou 2002 pessoas de 7 a 10 de dezembro, em 140 municípios do país.


 


Estes dados estatísticos revelam com consistência o nível atual de consideração dos brasileiros a respeito da atuação presidencial em particular e do desempenho do Governo diante da opinião pública. Se o novo mandato vai permitir a continuidade destes índices de aprovação, isso dependerá das condições políticas e econômicas a serem implementadas a partir de janeiro de 2007. O presidente Lula já convocou para esta próxima quarta-feira a segunda reunião do Conselho Político do Governo para estudar justamente este planejamento.


 


Os comunistas defenderão nesta reunião que se aplique o programa aprovado nas últimas eleições, quando mais de 60% da população reelegeu Lula para um segundo mandato. Um dos pontos importantes deste programa de Governo aprovado é de que se aplique cerca de 25% do PIB em investimentos públicos e privados na área de infra-estrutura do país. Desta forma daríamos um salto dos atuais 17,8% do PIB em investimentos. Um grande esforço também deverá ser feito no corte de juros reais, hoje na casa dos 10%. A taxa Selic ainda se encontra em patamares estratosféricos, 13,75%. Somente assim poderíamos então permitir que o tão sonhado cenário de crescimento econômico pudesse enfim virar realidade.