Nasce a CTB

Nasce, nesta quarta-feira, 12 de dezembro, uma nova organização dos trabalhadores brasileiros. A abertura do congresso de fundação da CTB – Central dos Trabalhadores do Brasil é o coroamento de um intenso processo de debates e de muita ação para construir uma nova central sindical, de caráter classista, comprometida com a democracia, que reflita a pluralidade do movimento sindical brasileiro e vise a unidade dos trabalhadores na luta pelos seus direitos.


 


Foram cerca de oito meses de debates em todo o Brasil, envolvendo trabalhadores das mais variadas categorias – da cidade e do campo. O motor que impulsionou esse processo foi a Corrente Sindical Classista, com a participação ativa da SSB – Sindicalismo Socialista Brasileiro e de setores independentes. Centenas de sindicatos aderiram ao movimento pró-CTB, que em sua fundação já contará com mais de 700 entidades filiadas, tornando-se a terceira maior central do país.


 


Os desafios são imensos. Travar a luta para integrar a ação das Centrais Sindicais, através da construção de um Congresso das Centrais – Conclat, costurar uma pauta unificada de luta que coloque a ação do movimento sindical num patamar mais elevado, afirmativo e ofensivo na luta pela ampliação de direitos são algumas das primeiras tarefas que deverão pautar o início das atividades da CTB.


 


Além, das batalhas políticas em curso que necessitarão de uma ação determinada do movimento sindical, entre as quais se destaca a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto de lei que regulamenta as Centrais Sindicais.