Intensificar mobilização eleitoral para derrotar o golpismo

Nos últimos dias, a oposição liberal-conservadora e a mídia vil e servil fazem grande estardalhaço com a grotesca história dos “dossiês” para tentar desestabilizar a candidatura à reeleição do presidente Lula. Por um lado, utilizando-se da velha tática de que a melhor defesa é o ataque, procuram esconder o conteúdo do famoso dossiê da “máfia das sanguessugas”, que envolve alguns tucanos de alta plumagem na compra superfaturada de ambulâncias e desmascara de vez o falso moralismo do PSDB e do PFL. Por outro lado, aproveitando-se de uma operação irresponsável de alguns afoitos, tentam culpar diretamente o comando da campanha Lula pela tentativa frustrada de compra do tal dossiê, escondendo o fato de que essa ação  idiota foi desbaratada pela própria Polícia Federal.



Todo este escarcéu tem objetivos nítidos, que só os ingênuos e os sectários não enxergam. Desesperada com a iminente surra nas urnas, como atestam todas as pesquisas, a direita golpista pretende “melar” o processo eleitoral na sua reta final. Do ponto de vista imediato, ela visa postergar a decisão das eleições para o segundo turno, ganhando tempo. Simultaneamente, sua ação já faz parte de um plano de longo fôlego para desestabilizar o futuro governo. Usando a tática do golpista Carlos Lacerda, agora ressuscitado pelo conspirador-mor FHC, ela joga sujo para evitar a reeleição do presidente Lula; caso não consiga, já fala em impedir sua diplomação; e, caso este golpe também não vingue, ela reúne elementos para deslegitimar o resultado do pleito e para pedir o impeachment do presidente no segundo mandato.



Ocorre que o povo brasileiro está escolado com essas tramas e manipulações da direita golpista. Já não é uma presa fácil dessas tramóias da elite e dos tais “formadores de opinião” – na verdade, “deformadores de opinião” que rapidamente perdem o pouco que ainda tinham de credibilidade. Apesar de todo o alvoroço da mídia, as novas pesquisas confirmam que o presidente Lula poderá ser reeleito no primeiro turno. Por outro lado, o comando da campanha “A força do povo” foi rápido na resposta, ao afastar os envolvidos na desastrada tentativa de compra do dossiê e ao exigir a rigorosa apuração dos fatos e punição dos culpados. Com a mesma firmeza, agora exige que também se investigue o conteúdo do tal dossiê, que apresenta dados e informações que incriminam alguns caciques tucanos.



A batalha eleitoral está na reta final. A grotesca história da “guerra dos dossiês” pode ter sido a última e desesperada cartada da direita golpista, que ambiciona retornar ao governo. A melhor resposta a esta trama da oposição liberal-conservadora se dará com a ativa e intensa mobilização das forças políticas e sociais avançadas nos poucos dias que antecedem o 1º de outubro. Caso esta ofensiva golpista prossiga, é preciso ir às ruas para exigir respeito à vontade soberana de milhões de eleitores brasileiros. É possível dar uma merecida surra nas urnas na direita neoliberal, garantindo a vitória do presidente Lula, já no  primeiro turno,  a conquista de governos estaduais, senadores e deputados federais e estaduais do campo democrático e popular. Só desta maneira o Brasil poderá afastar o risco de retrocesso neoliberal e avançar nas mudanças.