Brasil e Cuba, solidariedade que se reforça

A capital baiana sediará a partir desta quinta-feira (24) a 20ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba. O evento, que acontece até o domingo (27), debaterá a integração Latino-Americana e Caribenha; a luta permanente contra o bloqueio econômico a Cuba; a libertação dos cinco heróis cubanos e o combate à campanha midiática internacional que divulga, de forma criminosa e deturpada, factoides políticos sobre supostos acontecimentos na ilha caribenha.

A Convenção de solidariedade a Cuba é um momento importante em que os movimentos sociais brasileiros e personalidades de nossa vida política e cultural expressam seu apoio à revolução cubana e à edificação do socialismo na ilha caribenha.

Semelhantes eventos ocorrem anualmente em dezenas de países, numa demonstração também de reconhecimento à solidariedade que Cuba brinda aos povos do mundo. O povo cubano é educado segundo a máxima do maior mártir da sua independência, José Martí, que dizia “Pátria é Humanidade”. É um povo internacionalista, dedicado à causa do progresso social, da autodeterminação dos povos, da paz mundial e do socialismo.

Assume significado especial para os movimentos de solidariedade a Cuba a discussão acerca do terrorismo midiático empreendido a partir do centro do império contra esse país socialista. Uma verdadeira usina de mentiras foi montada por esse império para difamar a revolução cubana e seus dirigentes, tudo com o objetivo de semear a confusão política e ideológica. É um enfrentamento contra uma arma poderosa usada como linha auxiliar de todas as agressões perpetradas pelo imperialismo contra o país.

A convenção de solidariedade é um momento em que os brasileiros condenam o injusto bloqueio que os Estados Unidos movem contra o país há mais de cinco décadas e exigim o fim desta verdadeira iniquidade, conforme a vontade expressa da maioria das nações do mundo por meio de seguidas resoluções da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Igualmente, durante o evento circularão informações precisas sobre a injusta prisão dos cinco patriotas cubanos em cárceres dos Estados Unidos. Melhor informados sobre o assunto, os brasileiros se empenharão ainda mais na campanha pela libertação desses patriotas.
A Convenção de Solidariedade a Cuba reforça as já sólidas e profundas relações entre os povos brasileiro e cubano, desenvolvidas a partir da correta orientação de política externa dos dois governos e respectivas chancelarias.