Balanço de 2007 é positivo, mas é preciso avançar mais!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cadeia nacional de televisão, fez um balanço positivo da situação do país. Afirmou, em seguida, que a economia cresceu mais de 5% em 2007. E que poderemos manter o ritmo de crescimento no ano de 2008. Lula constata que o desemprego está em queda, e que de janeiro a novembro, foram criados 1 milhão 936 mil empregos com carteira assinada, um recorde histórico. Segundo o IBGE, disse o presidente, o índice de desemprego no mês passado foi de 8,2%. O mais baixo de toda a história dessa pesquisa. Em relação aos acordos trabalhistas deste ano, disse o presidente, em 97% dos acordos o trabalhador teve reajuste maior ou igual à inflação. A massa salarial cresceu 7% este ano.


 



Com este quadro de crescimento, Lula conclui que está sendo criado no Brasil um amplo mercado de massas, gerando um círculo virtuoso com mais gente entrando no mercado consumidor, com a indústria e o campo produzindo mais, os empresários investindo com mais força e as empresas abrindo mais vagas. Com a implantação do Plano de Aceleração do Crescimento – PAC — o Brasil poderá, em 2008, se tornar um verdadeiro canteiro de obras. Nos próximos anos, segundo o presidente, 504 bilhões de reais vão se transformar em rodovias, ferrovias, hidrovias, energia, portos e aeroportos, habitação, água potável e saneamento básico.


 



O presidente, entretanto, afirma que é preciso avançar mais, sobretudo em segurança, educação e saúde. No que diz respeito à segurança Lula quer estreitar a colaboração com os estados, reforçar a inteligência policial, organizar a Força Nacional de Segurança e fortalecer a Polícia Federal. Na educação, além do Fundeb, o presidente destaca a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação, o PDE, que segundo ele fará uma revolução na qualidade do ensino no país. Na saúde, no começo de dezembro, Lula lembrou o lançamento do PAC, que destinaria até 2010 mais R$ 24 bilhões para o setor. Aqui, o presidente fez referência crítica à derrubada da CPMF, que foi responsável em boa medida pelos investimentos na saúde.


 



Se isso tudo que Lula fez questão de destacar é verdadeiro, as forças progressistas e avançadas do país reclamam um conjunto de reformas urgentes, sem as quais efetivamente não poderemos dar os passos necessários e possíveis de serem trilhados no caminho de um desenvolvimento sustentado do Brasil. As reformas política, tributária, da educação, as reformas agrária e urbana, e o processo de democratização da mídia são absolutamente indispensáveis para atingirmos o estágio de crescimento economico, social e político que a nação exige. É por isso que os brasileiros e brasileiras conscientes continuarão lutando, no movimento social e em todas as instâncias institucionais neste ano de 2008.