As reformas na TV

Nesta quinta-feira, 29, o PCdoB levará ao ar, em cadeia de nacional de rádio (às 20 horas) e televisão (às 20h30), suas propostas de seis reformas democráticas – política, agrária, urbana, tributária, educacional e da mídia. Cerca de 50 milhões de brasileiros, segundo o Ibope, terão assim a oportunidade de conhecer estas proposições, que visam enfrentar os graves problemas estruturais do país, superar a fragmentação das lutas sociais e derrotar a agenda negativa imposta pela oposição de direita e por sua mídia. Através do horário político gratuito, uma conquista democrática do povo brasileiro, a sociedade terá a chance de refletir sobre temas políticos candentes, que correspondem aos seus verdadeiros anseios de mudança.


 



Nos últimos meses, o país parece patinando na mesmice, na mediocridade. A mídia hegemônica ocupa o espaço dos partidos da direita, rachados e desnorteados, e tenta agendar a política com temas de pouco interesse real para a maioria do povo – caos aéreo, caso Renan e, agora, a CPMF. O governo Lula, por sua vez, comemora o tímido crescimento da economia, que atenua a miséria dos miseráveis e mantém intocados os lucros recordes dos milionários. Entorpecido, ele evita as bolas divididas e não enfrenta os graves problemas estruturais da nação. Já os movimentos sociais brasileiros, com suas históricas pautas de reivindicações, atuam de forma atomizada e fragmentada, sem maior poder de pressão.


 



As seis reformas democráticas apresentadas pelo PCdoB objetivam exatamente superar este preocupante cenário. No rumo da política ousada e afirmativa, as propostas visam empolgar as forças progressistas e os movimentos sociais para desencadear uma unitária e massiva jornada nacional – o que relembra a famosa campanha pelas reformas de base, liderada pelo governo João Goulart nos anos 60. A iniciativa pretende se transformar num importante instrumento de pressão, contribuindo para fortalecer os setores mudancistas do governo Lula e para acuar a direita neoliberal e sua mídia. O programa gratuito de rádio e televisão do PCdoB, que atinge milhões de brasileiros, serve como partida desta campanha cívica.


 



Além da apresentação das seis reformas, o programa abordará o acelerado crescimento do PCdoB, suas experiências bem sucedidas na administração publica e sua inserção nas lutas sociais. Contará ainda com depoimentos de ilustres personalidades, como o arquiteto Oscar Niemeyer, o músico Martinho da Vila, o jogador Wladimir e a bandeirinha Ana Paula. Amparado nesta força crescente e na sua respeitabilidade política, o PCdoB defenderá bandeiras sintonizadas com as anseios de mudança dos brasileiros: reforma política para ampliar a democracia e dar maior protagonismo ao povo; reforma agrária para superar o latifúndio e dar terra a quem nela quer trabalhar; reforma urbana para enfrentar o caos urbano das nossas metrópoles; reforma tributária para desonerar os assalariados e os pequenos e médios empresários e para agir com progressividade diante das fortunas; reforma educacional para permitir o acesso universal ao ensino; e reforma na comunicação para derrotar a ditadura midiática existente no país.