A nova sede do PCdoB, notícia de alcance histórico

Desde ontem o Partido Comunista do Brasil está de endereço novo. Agora está instalado em sua sede própria, na rua Rego Freitas, 192, no centro de São Paulo. É o terceiro endereço da sede nacional do PCdoB desde sua legalização, em 1985. Primeiro, foi na rua Major Diogo; depois, na Alameda Sarutaiá – locais, na capital paulista, que se tornaram familiares para os comunistas de todo o Brasil pois neles funcionou o Comitê Central do Partido.



Esta notícia tem um sabor especial. O Partido Comunista do Brasil é a mais antiga agremiação política em funcionamento no país, com atividade ininterrupta desde sua fundação em 25 de março de 1922, há 86 anos. Durante a maior parte desse período, enfrentou forte repressão e perseguição policial. Seus dirigentes e militantes pagaram com sacrifícios pessoais, sofreram prisão, tortura e assassinatos que ceifaram a vida de muitos heróis do povo brasileiro. Viveu nas catacumbas da clandestinidade até a legalização, em 1985. Mas nunca esmoreceu nem deixou cair a bandeira da democracia, do socialismo, dos direitos do povo e dos trabalhadores, e da defesa intransigente da independência e da soberania nacional.



Mesmo sob a mais dura clandestinidade, nunca deixou de ser ativo protagonista da história republicana no Brasil. Esta persistência na luta, durante décadas, fortaleceu e amadureceu a organização dos comunistas brasileiros, que cresceu, angariou o apoio militante de amplas massas e o respeito crescente das forças democráticas e patrióticas, que ficou demonstrado, mais uma vez, no apoio que teve na campanha realizada em 2007 para obter os recursos que permitiram a aquisição da nova sede.



A mudança da sede realizada no dia 22 tem assim um caráter especial, que vai além da mera transferência física de local, e está carregada de simbolismo. É uma marca, forte, não só do crescimento e fortalecimento do Partido: ela indica também o grau de amadurecimento da democracia brasileira e, por isso, tem inegável significado histórico.